Othelino Neto é eleito, por unanimidade, presidente da Assembleia

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) foi eleito, na manhã desta sexta-feira (1º), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, para o biênio 2019-2020 (19º Legislatura). Ele cumprirá o segundo mandato à frente do Legislativo Estadual. A eleição aconteceu no Plenário Nagib Haickel, logo após a solenidade de posse dos 42 deputados.

Othelino integrava a chapa “Igualdade e Democracia”, composta, também, pelos deputados Glalbert Cutrim (1º vice-presidente), Detinha (2ª vice-presidente), Dra. Thaíza Hortegal (3ª vice-presidente), Roberto Costa (4º vice-presidente), Andreia Rezende (1ª secretária), Cleide Coutinho (2ª secretária), Pará Figueiredo (3º secretário) e Daniella Tema (4º secretário).

O deputado comunista, formado em Economia e Jornalismo, tem pós-graduação em Marketing Político e começou cedo na militância. Os primeiros passos na política foram dados ainda na juventude, na Universidade Federal do Maranhão, onde ele foi dirigente acadêmico do curso de Jornalismo.

Em 2010, Othelino Neto candidatou-se a deputado estadual pelo Partido Popular Socialista (PPS), obtendo 29.701 votos e permanecendo na suplência. No entanto, assumiria o cargo em 2012, definitivamente.

Na eleição de 2014, ele foi eleito pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) com 30.196 votos. Na composição da Mesa-Diretora, foi escolhido entre os colegas de parlamento como 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa. Mais tarde, com o falecimento do deputado Humberto Coutinho, então presidente do Legislativo Estadual, passaria a ocupar o cargo de presidente. A solenidade de posse aconteceu em 4 de janeiro de 2018.

Nas últimas eleições, em outubro de 2018, Othelino Neto foi candidato pelo PCdoB e obteve 60.386 votos, totalizando 1,86% dos votos válidos e sendo o quinto candidato mais votado do Maranhão.

Eleita Mesa Diretora para primeiro biênio 2019-2020

Os deputados empossados para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão elegeram, na manhã desta sexta-feira (1º), os membros da Mesa Diretora para o o biênio 2019-2020. A nova Mesa Diretora, inscrita em chapa única, intitulada “Igualdade e Democracia”, foi eleita com o voto unânime de todos os 42 deputados.

Plenário elege Mesa Diretora para primeiro biênio da 19ª Legislatura

Da mesma forma que a cerimônia de posse dos deputados, a sessão de eleição da Mesa Diretora foi presidida pelo deputado Rigo Teles (PV), pelo fato de ser o parlamentar com o maior número de mandatos na Casa.

Todos os 42 deputados participaram da votação, em chapa única. Após a proclamação do resultado, a nova Mesa Diretora, encabeçada pelo deputado Othelino Neto (PCdoB), foi declarada empossada. Eis a composição:

– Presidente – Othelino Neto (PCdoB)

– 1º vice-presidente – Glalbert Cutrim (PDT)

– 2º vice-presidente – Detinha (PR)

– 3º vice-presidente – Dra. Thaiza Hortegal (PP)

– 4º vice-presidente – Roberto Costa (MDB)

– 1ª secretária – Andréia Rezende (DEM)

– 2ª secretária – Dra. Cleide Coutinho (PDT)

3º secretário – Pará Figueiredo (PSL)

– 4ª secretária – Daniella Tema (DEM)

Othelino: Eleição da nova Mesa Diretora é um marco histórico

O deputado Othelino Neto (PCdoB), eleito presidente da Assembleia Legislativa para o primeiro biênio da 19ª Legislatura, declarou, na manhã desta sexta-feira (1º), logo após a aclamação da nova Mesa Diretora, que o Poder Legislativo do Maranhão vive um “momento histórico e marcante”.

Othelino diz que nova Mesa Diretora é um marco histórico na Assembleia Legislativa

Em seu discurso, Othelino agradeceu a presença de todas as autoridades, dos deputados, familiares e convidados, e destacou a singularidade da nova Mesa Diretora, eleita em chapa única com o voto unânime de todos os 42 deputados. “Conseguimos aqui, mediante o diálogo, construir este consenso, que é realmente um momento marcante e histórico para o Maranhão”, disse.

Ele frisou que, desde o momento em que assumiu o comando da Casa, sucedendo o deputado Humberto Coutinho, adotou na Presidência da Assembleia o estilo da busca permanente pelo diálogo e respeito às diferenças.

“Aqui na Assembleia, os 42 deputados são iguais, independente da posição político-partidária. Os senhores e as senhoras que conviveram comigo sabem que isso que eu digo aqui não são palavras ao vento, mas fatos, porque todos são tratados com respeito, atenção e de forma igualitária”, enfatizou.

Othelino afirmou que, da mesma forma que na legislatura passada, os novos deputados também trabalharão muito para ajudar o Maranhão a continuar se desenvolvendo e a levar em frente o processo de construção de um estado mais justo e menos excludente.

“Nós temos a responsabilidade árdua de ajudar a desenvolver o nosso Estado. Eu já disse isso algumas vezes e repito: no Maranhão, temos uma relação harmônica com os outros Poderes, como manda a Constituição. Portanto, o Maranhão dá um exemplo para o Brasil, onde as instituições, mantendo as suas prerrogativas constitucionais e a sua independência, cumprem o seu papel. E existe um diálogo respeitoso e permanente. E assim, sob esta presidência, sob esta Mesa Diretora, o nosso trabalho continuará por um Maranhão que seja um estado equilibrado, onde as instituições dialoguem para o bem da sociedade”, ressaltou Othelino, ao encerrar o discurso.

Fonte: Alema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *