GUEDES DEMITE SECRETÁRIO ESPECIAL DA RECEITA FEDERAL MARCOS CINTRA

 

O secretário especial da Receita Federal Marcos Cintra foi demitido nesta quarta-feira pelo ministro da Economia Paulo Guedes, que ficou irritado com a apresentação de Cintra, em um seminário ontem em Brasília, de estudos não-autorizados por Guedes.

A divulgação não-autorizadas de estudos sobre a reforma tributária prejudicaria o entendimento público do projeto, na avaliação de Guedes. O ministro estuda, em seu projeto, a substituição de nove impostos por três.

O ministro defende uma proposta mais ampla que a simples criação de imposto na Reforma Tributária, enquanto Cintra, defensor histórico na introdução de um imposto único no Brasil, era um dos idealizadores da proposta de criação de um imposto sobre transações financeiras, que é praticamente uma reedição da antiga CPMF. O novo imposto foi duramente criticado por políticos no Congresso, como o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ), governadores de Estado, como João Doria Jr. (PSDB) de São Paulo, e da Frente Nacional dos Municípios (FNM). De acordo com a equipe econômica, o novo imposto seria uma substituição à perda de arrecadação com a desoneração sobre salários e a possível extinção da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

José de Assis Ferraz Neto substituirá interinamente Cintra na Secretaria.

Fonte: Investig

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *