30 de junho: Dia Nacional do Bumba Meu Boi

Foto: Raimundo Borges

Darlan Andrade

Pouca gente sabe, mas 30 de junho é comemorado o Dia Nacional do Bumba Meu Boi. Oficialmente instituída através da lei n° 12.103/2009, sancionada pela Presidência da República, a homenagem é fruto de um projeto de lei apresentado pelo então deputado Federal Carlos Brandão.

Hoje Vice-Governador, Carlos Brandão explica que a proposta foi apresentada “em razão do alcance e da importância dos festejos do boi para o nosso povo. Entendemos que esta é também uma oportunidade de admitir oficialmente o valor nacional dessa rica manifestação da cultura brasileira, incentivar a sua prática e permitir a todo o país conhecê-la e reconhecê-la como elemento fortalecedor da identidade do nosso povo”. Lembra ainda que o dia escolhido para a homenagem é exatamente o dia que, em São Luís, vários grupos de bumba meu boi se encontram para festejar São Marçal, em uma tradição de décadas.

Uma das principais manifestações culturais do Maranhão, o bumba meu boi também foi reconhecido em 2011, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como “Patrimônio Cultural do Brasil”.

Pelas redes sociais, o Vice-Governador lembrou a data e parabenizou todos aqueles que fazem a festa do bumba meu boi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *