Ao vivo: assista ao casamento real do príncipe Harry com Meghan Markle

O príncipe Harry e atriz americana Meghan Markle se casam neste sábado às 8h do horário de Brasília (12h na Inglaterra), na Capela de São Jorge, localizada em Windsor, nos arredores de Londres.

A noiva chegou pontualmente às 12h, em um Rolls Royce Phantom, com um vestido branco desenhado pela estilista britânica Clare Waight Keller. Os príncipes Harry e William chegaram juntos, por volta de 11h35 (07h35 do horário de Brasília). A Rainha da Inglaterra Elizabeth 2ª e seu marido, o Duque de Edimburgo, estão presentes.

A capela está decorada com folhagens e flores brancas. Faz um dia de sol.

A apresentadora Oprah Winfrey foi uma das primeiras convidadas a chegar. Entre outros famosos presentes estão David e Victoria Beckham, George e Amal Clooney, a tenista Serena Williams e o cantor Elton John, que era amigo da princesa Diana, mãe de Harry.

Milhares de pessoas estão em Windsor para ver os noivos. O casal também convidou 1.200 membros do público para o castelo de Windsor – entre eles, trabalhadores em organizações de caridade.

Harry, o filho mais novo de Diana com o príncipe Charles, é o sexto na linha de sucessão ao trono britânico – atrás de seu pai, de seu irmão mais velho William e dos três filhos dele com Kate Middleton.

Noiva entra na capela, com crianças carregando a calda do vestido
O momento em que a noiva Meghan Markle entra na capela

Meghan Markle no carro que a conduziu para a capela
A noiva Meghan Markle no carro que a conduziu para a capela

Príncipe Harry e príncipe William chegam juntos à cerimônia
Príncipe Harry e príncipe William chegam juntos à cerimônia

David Beckham e Victoria Beckham chegam à capela de São Jorge. Ele veste fraque, com colete cinza claro; ela, um vestido azul marinho na altura da canela, com chapéu
David Beckham e Victoria Beckham chegam à capela de São Jorge

Como será a cerimônia do casamento real?

A cerimônia do casamento real é celebrada pela Ingreja Anglicana, um ramo do cristianismo protestante, da qual a rainha da Inglaterra é a chefe. Integrantes da família real devem ser membros ativos da igreja. Por isso, Meghan Markle foi batizada em março.

pai de Meghan, Thomas, não compareceu ao casamento por motivos de saúde. Na sua ausência, a noiva entrou sozinha na igreja. O príncipe Charles a conduziu na reta final do altar. O irmão mais velho de Harry, William, é padrinho.

Estima-se que cerca de 100 mil pessoas partam de Londres para Windor para ver os noivos.

Qual é a programação do casamento real?

08:00 (04:00 do horário de Brasília – BRT) – público convidado começa a se reunir em um gramado do lado de fora da capela onde será celebrado o casamento.

09:30 (05:30 BRT) – começam a chegar os convidados para assistir à cerimônia.

11:15 (07:15 BRT) – convidados devem estar a postos, sentados na capela.

12:00 (08:00 BRT) – começa a cerimônia.

13:00 (09:00 BRT) – os recém-casados fazem uma procissão de cerca de 25 minutos em uma carruagem, saindo da Capela de São Jorge pela cidade de Windsor.

Tarde – convidados serão recebidos no Salão de São Jorge.

Noite – príncipe Charles fará uma recepção privada em Frogmore House para o casal e 200 convidados mais próximos.

Mapa mostra o roteiro do cortejo do casal Harry e Meghan, em Windsor, após casamento
Mapa mostra o roteiro do cortejo do casal Harry e Meghan, em Windsor, após casamento

O que acontece depois do casamento?

Após o casamento, os noivos farão uma espécie de procissão pelas ruas da cidade a bordo de uma carruagem Ascot Landau. É o momento em que se apresentam para o público. O percurso deve durar cerca de 25 minutos.

A procissão terminará no Salão de São Jorge, um salão de banquetes do castelo de Windsor, onde cerca de 600 convidados serão recepcionados com um almoço.

À noite, Harry e Meghan devem receber cerca de 200 convidados – amigos mais próximos – para uma festa no palácio rural Frogmore House.

Estima-se que o casamento real custe 32 milhões de libras (cerca de R$ 160 milhões). A maior parte da despesa é com segurança.

Meghan Markle e sua mãe Doria Ragland
Meghan Markle e sua mãe Doria Ragland chegam a hotel para passar a noite antes do casamento, na sexta-feira

Quem é Meghan Markle?

Meghan Markle, de 36 anos, é uma atriz americana, divorciada e feminista. Ela integrava o elenco da série Suits, da Netflix, e já indicou que vai deixar a carreira de atriz para se dedicar a atividades ao lado de Harry.

A atriz é afrodescendente – sua mãe, a assistente social e instrutora de ioga Doria Ragland, é negra. O ingresso de Meghan na família real britânica intensificou a discussão sobre relações raciais no Reino Unido.

Meghan e Harry, de 33 anos, se conheceram em Londres, em julho de 2016, por meio de amigos em comum.

Depois do casamento, Meghan não deve ganhar o título de princesa, por não ter “sangue real” – o mesmo aconteceu com Kate Middleton e mesmo com Diana, que era chamada popularmente de princesa mas não tinha o título oficialmente.

 Fonte: BBC Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *