Maranhão já tem três candidatos ao governo

Por Fernando Borges

A corrida ao governo do Estado do Maranhão já tem três candidatos. As definições foram anunciadas durante as convenções realizadas na última semana. Multidões de militantes, apoiadores e populares se fizeram presentes aos eventos. Os nomes que já estão oficializados como candidatos ao governo são: Ramon Zapata (PSTU), Flávio Dino (PCdoB) e Roseana Sarney (MDB).

PSTU lança Ramon Zapata

Ramon Zapata é oficializado como candidato do PSTU ao Governo do MA

A largada foi dada pelo PSTU, na convenção realizada na noite de quinta-feira (26), no auditório do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão, no centro de São Luís. Na ocasião foi anunciado o nome do professor da rede estadual e federal Ramon Zapata, de 57 anos ao governo do Estado e também o dirigente sindical Saulo Arcangeli e a rapper Preta Lú para as duas vagas ao Senado Federal, além de uma chapa de candidatos a deputado estadual e federal. A candidata a vice de Zapata é Nicinha Durans, poetisa, que também é do PSTU. Atualmente ela se dedica a organização do Movimento Quilombola no Maranhão.

Convenção de Flávio Dino reúne multidão histórica

Convenção de Flávio Dino atrai multidão ao Sebrae Multicenter

Na maior convenção registrada na história do PCdoB, o governador Flávio Dino teve o nome confirmado para disputar a reeleição ao governo do Maranhão pela Coligação Todos Pelo Maranhão, neste sábado (28), no Multicenter Sebrae. O vice-governador Carlos Brandão (PRB) também foi oficializado na vaga de vice. E os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) foram homologados como candidatos ao Senado.

A Coligação Todos Pelo Maranhão reúne 15 legendas: PCdoB, PDT, PP, PPS, PROS, PSB, PT, PTB, PR, PRB, DEM, PEN, PTC, Solidariedade e PPL. “É a maior convenção da história do Maranhão”, disse Flávio Dino. Durante o discurso, ele fez um balanço de algumas ações realizadas pela atual gestão.

“Aqui no Maranhão estamos fazendo a nossa parte. Governo perfeito só o de Deus, o nosso Governo não é perfeito, mas quero dizer que fiz neste período tudo o que eu podia fazer”, afirmou, lembrando os efeitos da crise econômica sobre todo o país. Ele listou programas como o Escola Digna, o Mais Asfalto, o Cheque Minha Casa, o Mais IDH entre outros. “Fizemos tudo o que podíamos. Fizemos o máximo, e por isso todos os estados respeitam o Maranhão, porque sabem que estamos na direção certa”.

Flávio Dino discursa em favor da candidatura de Lula à presidência do Brasil

Lula
O governador Flávio Dino também falou sobre o ex-presidente Lula e defendeu que o petista possa ser candidato à Presidência da República. “Todos nós que estamos aqui defendemos a Justiça, eleições justas. E para ter eleição justa no Brasil, para cada um poder votar em quem quiser, é fundamental que a gente diga Lula Livre, para ter democracia no país”.

Para Dino, isso “não significa dizer que todo mundo vai votar no Lula, mas significa que quem quiser votar no Lula vai ter o direito de escolher seu presidente da República”, afirmou.

MDB confirma candidatura de Roseana

Em evento realizado neste domingo (29), o MDB foi o terceiro partido a oficializar candidatura ao Governo do Maranhão para as eleições de 2018. O partido confirmou o nome da ex-governadora Roseana Sarney para o pleito eleitoral.

Espaço Renascença esteve lotado para o lançamento da candidatura de Roseana Sarney

Demonstrando ainda força, carisma e liderança, Roseana lotou o Espaço Renascença para oficializar sua candidatura e confirmar toda a sua chapa majoritária. Além da emedebista, a chapa apresenta o empresário Ribinha Cunha (PSC) como candidato a vice e o senador Edison Lobão (MDB) e o deputado federal Sarney Filho (PV) como candidatos ao Senado Federal.

Candidata fez críticas à atual gestão

Em seu discurso, Roseana falou sobre sua intenção de “voltar a cuidar das pessoas”, sem desperdiçar a chance de alfinetar a atual gestão de Flávio Dino.  “Posso dizer que a prioridade maior é a proteção e o cuidado às pessoas, principalmente aquelas mais carentes. Reabrir os hospitais, voltar com o Viva Luz, com o Viva Água e fazer outros projetos para a inclusão dos nossos jovens no mercado de trabalho, atração de investimento, enfim…. Temos muita coisa a fazer, já que nesses últimos três anos o Maranhão voltou a ter mais de 300 mil pessoas na pobreza absoluta e é o Estado que tem o maior desemprego. Nós temos que trabalhar para gerar emprego, dar educação e para tirar esse pessoal da pobreza para que eles possam viver com dignidade”, afirmou a candidata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *