Eleições 2018: Convenções partidárias confirmam disputa presidencial fragmentada e sem franco favorito

Encerradas as convenções partidárias para definição das chapas presidenciais neste domingo, o desenho das candidaturas que vão disputar a eleição em outubro ficou mais definido. Faltando apenas dois meses para o primeiro turno, porém, nenhum concorrente desponta como franco favorito e a incerteza sobre quem passará para o segundo turno segue alta.

Foram confirmados 13 concorrentes ao Palácio do Planalto, o que torna essa eleição presidencial a mais fragmentada desde 1989, quando houve 22 candidatos. Entre eles, está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi lançado pelo PT apesar de estar condenado em segunda instância e, portando, inelegível segundo a Lei da Ficha Limpa.

É ele que lidera as pesquisas de intenção de voto hoje, mas sua candidatura provavelmente será barrada pela Justiça Eleitoral. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi apontado como vice, aumentando a expectativa de que seja o plano B petista quando Lula for impedido de concorrer.

Sem Lula na disputa, quem aparece em primeiro lugar nas pesquisas é o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), mas ele não conseguiu costurar alianças com partidos relevantes, amargando um estrutura nanica para encarar a campanha nacional. Após muitaa dificuldadea em encontrar um vice, o candidato anunciou neste domingo o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB), também de perfil conservador, como seu companheiro de chapa.

Convenção Nacional do PT para lançamento da candidatura de Lula para presidente, na Casa de Portugal
Direito de imagem: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL PT lança candidatura de Lula, apesar de ex-presidente estar condenado e, portando, inelegível segundo a Lei da Ficha Limpa

Outra que aparece bem nas pesquisas, mas também não conseguiu atrair apoio relevantes para sua candidatura é a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que concorrerá pela Rede ao lado de Eduardo Jorge, do PV.

Leia mais em BBC News Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.