Lençóis Maranhenses entre os 4 melhores destinos do mundo para 2019

Por Fernando Borges

Os Lençóis Maranhenses estão entre os destinos mais cobiçados para o ano de 2019. Também está entre os mais favoráveis para o turista brasileiro. 32 especialistas elegeram os 10 melhores lugares do mundo para visitar em 2019. Os Lençóis Maranhenses ficaram em 4º lugar no ranking.

O caderno Viagem, publicação especializada em turismo, do jornal Estadão, promoveu a eleição os Melhores Destinos para 2019, realizada pelo sexto ano consecutivo.

Ao todo, 32 jurados – entre blogueiros, colunistas do caderno, influenciadores, artistas, empresários do turismo e outros viajantes – não apenas votaram em seus favoritos, mas também foram ao Instagram do Viagem pedir votos para seu destino do coração. Assim, chegou-se aos 10 eleitos dessa eleição.

Com um total de 25 votos, o Peru sagrou-se o grande vencedor, isolado na liderança. Foi seguido pela Croácia e pela cidade do Porto, em Portugal, ambos com 22 pontos. Usando o voto dos seguidores do Instagram do Viagem como critério de desempate, a Croácia levou a melhor.

Lençóis em 4º Lugar

A surpresa este ano ficou por conta dos Lençóis Maranhenses, que entre roteiros exóticos e exuberantes mundialmente conhecidos, ficou entre os quatro melhores do mundo para se visitar em 2019. Pela ordem, seguiram-se ainda, Japão, Islândia, Sudeste Asiático, a paraense Alter do Chão, Egito e o Ceará.

Vista Aérea das Lagoas de águas cristalinas, entre as dunas de areia
Lagoas formadas pela água das chuvas – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Barreirinhas – MA – Brasil

A Eleição

Para chegar à lista final, a equipe do Viagem fez uma pesquisa de tendências nacionais e internacionais tendo como base fatores como novidades na aviação e hotelaria, inaugurações, variação cambial, segurança, grandes eventos prévios (caso da Rússia, que acabou ficando de fora da lista final) ou futuros (como a Olimpíada no Japão).

Depois de muitas horas de debates, chegaram a uma primeira lista de destinos – este ano, com 21 integrantes –, encaminhada para o corpo de júri, que escolheu seus 10 favoritos.

Os Lençóis Maranhenses, juntamente com os TOP 10, ficaram à frente de outros 10 destinos como: Califórnia, Jalapão (TO), Tanzânia, Malta, Cancún, Havaí, Capitólio (MG), Frankfurt, Bruxelas.

Sobre os Lençóis

Resultado de imagem para lençois maranhenes
Turistas deliciando-se nas águas transparentes das lagoas, nos Lençóis Maranhenses

Considerado um dos destinos mais bonitos do país, os Lençóis Maranhenses combinam quilômetros e quilômetros de dunas branquinhas pontilhadas por lagoas de água doce, ora azuis, ora verdes. A porta de entrada para o paraíso, protegido pelo status de Parque Nacional, é o município de Barreirinhas. De lá, é dada a largada para a exploração do cenário, que fica ainda mais exuberante entre os meses de junho e setembro, quando as lagoas estão completamente cheias.

Como chegar

  • De avião

O aeroporto mais próximo é o de São Luís, a 260 km

  • De carro

A principal porta de entrada para os Lençóis Maranhenses é a cidade de Barreirinhas, a 260 quilômetros de São Luís. Acesso pela BR-135 e BR-402

  • De ônibus

A empresa Cisne Branco (98-3243-2847/www.cisnebrancoturismo.com.br) faz a linha São Luís x Barreirinhas e tem partidas diárias

  • De van e táxi

As empresas BRTur (98-3236-6056), GI Connect (98-3254-0328) e Levatur (98-9-9969-4544) fazem o trajeto de van; e a Coopcart (98-3258-9239), de táxi. As saída são do aeroporto ou do hotel

O que fazer

Para conhecer os principais cartões-postais dos Lençóis – e outros recantos pouco conhecidos -, é fundamental o apoio das agências de turismo. Para entrar na reserva, por exemplo, é necessário acompanhamento de um guia credenciado.

Já para circular pela região, repleta de trilhas de areia e rios, somente em veículos com tração nas quatro rodas ou de barco. Estas são as únicas maneiras de se chegar às lagoas Azul, uma imensa piscina que faz jus ao nome; e Bonita, que exige a escalada de uma duna de 40 metros de altura.

Todos os sacrifícios, porém, são recompensados pelos banhos refrescantes, pelas paisagens únicas e pelo pôr do sol em meios aos montes de areia.

Resultado de imagem para santo amaro ma
Lagoa nos Lençóis Maranhenses, no município de Santo Amaro

Também são os jipes e barcos que levam aos povoados vizinhos, com atrações menos exploradas. Em Santo Amaro do Maranhão fica a maior lagoa da região, a da Gaivota.

Resultado de imagem para atins ma
O povoado de Atins atrai cada vez mais a atenção dos turistas que buscam uma nova experiência

Já o vilarejo de Atins é o acesso mais fácil para a praia de Lençóis, com 70 quilômetros de extensão e completamente deserta – exceto na temporada de ventos, que atrai brasileiros e estrangeiros adeptos do kitesurf, que garantem um colorido a mais no cenário fantástico.

Onde Comer

Os frutos do mar e o arroz de cuxá imperam nos cardápios dos restaurantes ao redor dos Lençóis Maranhenses. Os camarões, sempre fresquíssimos e que ganham a companhia de molhos de frutas típicas, são os destaques – entretanto, muitas vezes têm a atenção dividida com a paisagem que emoldura os estabelecimentos, formada por dunas, mar aberto, lagoas… Em Barreirinhas, os restaurantes se espalham pela Avenida Beira Rio, que concentra o agito noturno. Na vila de Atins, não deixe de saborear os frutos do mar dos restaurantes Camarão da Luzia e Restaurate do Antônio; e em Caburé, o robalo do Península do Caburé.

Onde se Hospedar

A Cidade de Barreirinhas, principal porta de entrada aos Lençóis Maranhenses, dispões de uma ótima estrutura hoteleiras, que vai desde pousadas econômicas até resorts luxuosos. Para saber mais sobre essas opções acesso o Portal Férias Brasil.

Com informações do Estadão e Férias Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *