OAB QUESTIONA COAF SOBRE INVESTIGAÇÃO CONTRA GLENN GREENWALD
Em ofício encaminhado nesta sexta-feira 5 ao órgão econômico, o Conselho Federal da OAB, em nome do presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, levanta preocupações sobre o risco de violação dos direitos à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa, uma vez que a Polícia Federal, vinculada a Moro, é que teria pedido a investigação sobre o jornalista
O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) encaminhou nesta sexta-feira 5 um ofício ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) questionando sobre a suposta investigação que o órgão tem feito contra o jornalista Glenn Greenwald a pedido da Polícia Federal, como noticiou o site O Antagonista nesta semana.
Em nome do presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, a OAB levanta preocupações sobre o risco de violação dos direitos à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa, “ambos garantidos na Constituição e imprescindíveis ao Estado Democrático de Direito”.
A Polícia Federal é vinculada ao Ministério da Justiça, comandado por Sérgio Moro, ex-juiz da Lava Jato alvo de vazamentos divulgados pelo site The Intercept, cujo editor é Greenwald.
A OAB oficiou o COAF sobre a suposta solicitação de investigação, por parte da PF, das movimentações financeiras jornalista Glenn Greenwald. A OAB levanta preocupações sobre o risco de violação dos direitos à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa. pic.twitter.com/Ct4TEWDite
— JOTA (@JotaInfo) July 5, 2019