Militares brasileiros apreendem madeira extraída ilegalmente da Amazônia

Sputniknews – Um carregamento de madeira extraída da Amazônia transportado em quatro embarcações foi apreendido na madrugada de sexta-feira (25) pela Operação Verde Brasil 2, das Forças Armadas brasileiras, no estado do Pará.

Segundo uma publicação do Ministério da Defesa, militares da Marinha realizavam uma Inspeção Naval quando abordaram e detiveram dois comboios com duas embarcações cada na foz do Rio Arapiuns, na cidade de Santarém.

“Todas as ações ocorreram sob a coordenação do Comando Conjunto Norte, dentro da Operação Verde Brasil 2, que, além das Forças Armadas, conta com a colaboração de 11 órgãos governamentais”, escreveu a pasta.

A procedência da carga e a legalidade da extração ainda serão avaliadas pelos órgãos ambientais.

Carregamento de madeira extraída da Amazônia transportado em quatro embarcações sendo apreendido pela Operação Verde Brasil 2, das Forças Armadas brasileiras, no estado do Pará
© FOTO / DIVULGAÇÃO/MINISTÉRIO DA DEFESA Carregamento de madeira extraída da Amazônia transportado em quatro embarcações sendo apreendido pela Operação Verde Brasil 2, das Forças Armadas brasileiras, no estado do Pará

Além da apreensão das embarcações, militares brasileiros ocuparam uma madeireira com aproximadamente 42 mil m³ de madeiras apreendidas na cidade de Itaituba, sudoeste do Pará.

Nesta segunda-feira (21), uma operação da Polícia Federal na divisa do Pará com o Amazonas terminou com a maior apreensão de madeira irregular da história do Brasil. Foram 131,1 mil m³ de toras apreendidas.

No dia 30 de novembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou que o desmatamento da Amazônia apresentou uma alta de 9,5% no último ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.