Avião com quase 400 assentos é fretado para levar 1 só passageiro

AeroIn – A companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) parece ter estabelecido um novo recorde na operação de um voo internacional ao transportar apenas um passageiro a bordo de um avião fretado com capacidade para quase 400 pessoas.

Segundo informou o portal local ARY News na segunda-feira, 4 de janeiro, o voo especial de número PK-9702 foi feito com um Airbus A330neo com capacidade para 371 passageiros, fretado da companhia aérea portuguesa HiFly.

O A330neo no voo do domingo – Imagem: FlightRarar24

Airbus HiFly Primeiro A330neo
Airbus A330neo da HiFly – Imagem: Airbus

O jato de matrícula CS-TKY partiu no domingo, 3, de Manchester, na Inglaterra, para Islamabad, no Paquistão, com apenas um passageiro natural da cidade paquistanesa de Gujrat.

Um comissário de bordo da PIA gravou um vídeo em que comenta sobre o incomum fato e mostra o viajante que, apesar de solitário, aproveitou todo o conforto de um assento de classe executiva durante a viagem de 7 horas e 26 minutos:

O porta-voz da PIA, Abdullah Khan, disse ao ARY News que o governo do Paquistão concedeu permissão para o voo fretado por motivos humanitários depois que o passageiro de Gujrat solicitou auxílio às autoridades em razão do isolamento do Reino Unido por conta dos casos da nova cepa mais transmissível do Coronavírus.

O Governo do Paquistão declarou em 22 de dezembro uma suspensão temporária de todos os voos de chegada do Reino Unido com base na detecção da nova cepa da Covid-19.

Mas o uso da aeronave fretada da HiFly, ao invés de alguma da própria empresa paquistanesa, deve-se à proibição imposta à PIA pelos países da Europa, por preocupações com a segurança de voo após o acidente com o A320 da companhia no ano passado e as subsequentes descobertas de falhas no controle das licenças dos pilotos, da manutenção dos jatos, entre outros.

Com isso, além do A330neo no domingo, a empresa aéreas também fretou um Airbus A330-300 da HiFly, de matrícula 9H-TAJ, para outros dois voos humanitários de Manchester a Islamabad – um no sábado e outro na segunda-feira, segundo os registros do FlightRadar24.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.