Donald Trump deixa Casa Branca pela última vez

Presidente dos EUA rompeu uma tradição centenária de participar da posse do sucessor.

Terra – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou a Casa Branca de helicóptero na manhã desta quarta-feira (20), rompendo uma tradição centenária de participar da posse do sucessor.

Donald e Melania Trump vão para o resort do magnata na Flórida
Foto: ANSA / Ansa

O helicóptero decolou dos jardins da residência presidencial por volta de 8h15 (10h15 em Brasília), horas antes da chegada do democrata Joe Biden. Trump embarcou acompanhado de sua esposa, Melania, e viajará para a Flórida.

O magnata é o primeiro presidente desde 1869, com Andrew Johnson, a não participar da cerimônia de posse de seu sucessor. Trump até hoje alega ter sido vítima de fraude nas eleições, embora nunca tenha apresentado provas de suas denúncias.

Nos últimos dias, no entanto, ele deixou de disseminar informações falsas após ter sido bloqueado nas principais redes sociais. Em 6 de janeiro, apoiadores do republicano invadiram o Capitólio para tentar impedir a certificação da vitória de Biden.

O episódio motivou a abertura de um processo de impeachment contra o magnata, que é acusado de incitar uma insurreição. O julgamento no Senado vai acontecer mesmo após a posse de Biden e pode culminar na cassação dos direitos políticos de Trump.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.