Vídeo: Pastor evangélico quebra peças do Candomblé, filma a ação e diz que foi “em nome de Jesus”
O babalorixá Natan de Oxaguiã registrou ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Rio de Janeiro.
Revista Fórum – Um pastor identificado como Gledson Lima, da igreja evangélica Tenda dos Milagres, gravou a si mesmo quebrando peças sagradas do Candomblé, dizendo que tomou a atitude “em nome de Jesus”. Além disso, afirmou que estava desfazendo uma “maldição”.
O caso ocorreu em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, de acordo com reportagem de Louise Queiroga, no Extra.
O babalorixá Natan de Oxaguiã, do Ilê Àsé Babá Min Okan Fun Fun, registrou ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).
“Os alimentos nos alguidares, as bebidas são oferecidos como presentes, em agradecimento à ancestralidade, portanto, são sagrados. A postura dele acaba por exercer influência diante de outros, que não conhecem a religião e não aprendem a respeitar”, disse, em entrevista ao Extra.
Violência
O babalawô Ivanir dos Santos, interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), também repudiou a ação do pastor.
“Até quando? O que ainda precisa acontecer para frear atos como esses? Estão mexendo com nosso sagrado. De onde vem toda essa violência?”, questionou.
Pastor evangélico quebra peças de oferendas de fieis do candomblé em Belford Roxo. Vídeo foi publicado nas redes sociais pelo próprio líder religioso. #Intolerância #BandNewsFM https://t.co/h8oTsI9nMi
— BandNews FM – Rio (@bandnewsfmrio) February 12, 2021