China supera EUA e desenvolve espaçonave capaz de decolar e pousar em aeroportos (FOTO)

Representação gráfica da nave espacial conhecida chinesa, que possui um sistema de decolagem e pouso horizontal - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2021
© Foto / Han Pengxin / Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos Lançadores

A tecnologia de voos espaciais da China pode ter ultrapassado as tecnologias norte-americanas, especialmente pelo fato de o gigante asiático poder lançar naves espaciais sem propulsão de foguete.

De acordo com o jornal South China Morning Post, graças a esta tecnologia, as espaçonaves vão poder decolar e pousar em aeroportos.

A China está desenvolvendo uma nave espacial conhecida como Tengyun, que possui um sistema de decolagem e pouso horizontal, dando uma vantagem sobre a nave espacial norte-americana X-37B Orbital Test Vehicle, que é lançada por foguete.

“A tecnologia da nave espacial foi inspirada na norte-americana X-37B, que é lançada por foguete, enquanto a China já superou essa limitação”, afirmou Su Ming, da revista militar Naval and Merchant Ships, citada pelo jornal chinês.

A China Aerospace Science and Technology Corporation, responsável pelo desenvolvimento da nave espacial chinesa, teria realizado seu primeiro voo de teste em julho.

Foguete chinês Longa Marcha portando a nave espacial Shenzhou-11 no centro de lançamento de Jiuquan, na China, 10 de outubro de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 06.12.2021

“O teste bem-sucedido da nave espacial sugere que as futuras espaçonaves da China serão capazes de decolar de aeroportos em qualquer lugar do país […] ou seja, os futuros voos de naves espaciais podem ir das 30 vezes ao ano para mais de 1.000, como aviões regulares”, afirmou Su.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *