“Bahia aceitará qualquer tipo de ajuda”, diz Rui Costa

Governo federal dispensou ajuda oferecida pela Argentina para situação provocada pelas chuvas no sul da Bahia.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta 5ª feira (30.dez.2021) que a Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda internacional neste momento. O governador fez referência a negativa do governo federal do envio de ajuda humanitária da Argentina às cidades baianas atingidas pelas enchentes.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que a ajuda oferecida pelo governo da Argentina não é “necessária” no momento. Segundo ele, a assistência oferecida poderá ser “acionada oportunamente”.

Em seus perfis nas redes sociais, o governador escreveu: “A Argentina ofereceu ajuda humanitária às cidades afetadas pelas chuvas na Bahia, apesar da negativa do Governo Federal. Me dirijo a todos os países do mundo: a Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento.”

Para o governador, o Estado precisa de todo tipo de ajuda. “Estamos trabalhando muito, incansavelmente, para reconstruir as cidades e as casas destruídas, mas a soma de esforços acelera este processo, portanto é muito bem-vinda qualquer ajuda neste momento.”…

As chuvas que atingem o sul da Bahia desde o início do mês causaram a morte de 24 pessoas. Ao todo já são 141 cidades afetadas e 132 em estado de emergência. Segundo a Defesa Civil do Estado, mais de 629 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e enchentes.

Eis a publicação de Rui Costa:

Mais em Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *