Dona da multinacional JBS, compra minas de ferro e manganês da Vale por R$ 6 bilhões e entra no mercado de mineração do Brasil

CPG –  Conforme o IG Economia, a J&F, empresa que controla a multinacional JBS – maior produtora de carne do mundo, fechou acordo bilionário para comprar minas de ferro e manganês da Vale no Mato Grosso do Sul. A transação, de cerca de US$ 1,2 bilhão, marca a entrada da holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista no setor de mineração.

A holding controlada pelos irmãos Batista já abrange a produtora de celulose Eldorado, o Banco Original, a instituiçao de pagamentos PicPay e a Flora, detentora das marcas de limpeza Minuano e Assim.

Com essa transação, a “JBS da mineração” começa a se tornar realidade, e este deve ser só o “primeiro passo” para a gigante mundial no mercado de processamento de carne se tornar um player relevante nesse novo setor.  

A mineradora Vale apontou, no fim da última semana, sua estratégia de simplificação de portfólio, informando estar em tratativas avançadas para vender as operações de minério de ferro, manganês e logística que compõem o Sistema Centro-Oeste.  

Mina de Corumbá produziu 2,7 milhões de toneladas de minério de ferro, principal matéria-prima para fabricar aço, além de 200 mil toneladas de manganês

De acordo com a mineradora, no ano passado, a mina de Corumbá produziu 2,7 milhões de toneladas de minério de ferro, principal matéria-prima para fabricar aço, além de 200 mil toneladas de manganês, usado em várias aplicações, inclusive como ferro-liga utilizada como insumo por siderúrgicas.

A Vale quer se concentrar na produção de minério de ferro em duas regiões: a do Sul, em Minas Gerais, com operações em várias minas e instalações de beneficiamento de finos e pelotas de ferro, e a do Norte, na grande reserva de Carajás, no sul do Estado do Pará. 

Nesse local, a companhia explora a mina gigante S11D, que produz mais de 100 milhões de toneladas por ano.

Entretanto, sobre a transação, a Vale limitou-se a reiterar o comunicado de sexta-feira, enquanto a J&F não comentou o assunto.  

J&F é acionista majoritária da produtora de celulose de eucalipto em Mato Grosso do Sul, a Eldorado Brasil.  

Como informado acima, vale ressaltar que, além de controlar a maior produtora de proteína animal do mundo, a J&F é acionista majoritária da produtora de celulose de eucalipto em Mato Grosso do Sul, a Eldorado Brasil. 

Nesse empreendimento, em que é dona de 50,6% do capital, há quase quatro anos a J&F enfrenta uma disputa judicial sobre o controle da produtora de celulose com a sócia Paper Excellence (PE). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *