Refazendo as contas: a Rainha Elizabeth, da Inglaterra, morreu há 20 anos

Apesar da gafe da Folha de S. Paulo, de fato a rainha Elizabeth morreu, mas não a atual, e sim sua mãe, a exatos 20 anos atrás.

Nesta segunda-feira (11), o jornal “Folha de S. Paulo” se tornou um dos assuntos mais comentados do Brasil, e até em alguns lugares do mundo, após publicar online por engano a morte da rainha Elizabeth 2ª, da Inglaterra.

Mesmo tirando o conteúdo do ar minutos depois, houve tempo suficiente para a notícia se espalhar e gerar espanto e susto com a informação repentina.

A repercussão bateu imediatamente entre os ingleses. O “The Guardian”, um dos principais jornais da Inglaterra, não perdoou o engano: “Dead wrong: Brazilian newspaper ridiculed after saying Queen has died”. Numa tradução literal, “Morto errado: jornal brasileiro ridicularizado após dizer que a Rainha morreu”. A expressão “dead wrong” também pode ser entendida como “totalmente errado”.

Mas por uma dessas inexplicáveis coincidências, quem morria há exatos 20 anos era exatamente a mãe da Elizabeth 2ª, que também se chamava Elizabeth e ficou conhecida como “Rainha Mãe”. Seu nome era Elizabeth Bowes-Lyon, viveu por longos 101 anos, foi a rainha dos ingleses entre 1936 e 1952, e morreu no dia 30 de março de 2002.

Para quem ficou confuso com a quantidade de Betinhas —como é chamada carinhosamente a Rainha Elizabeth 2ª—, a gente explica a ordem para não ficar dúvidas e ninguém mais morrer por engano. São três rainhas Elizabeths.

A primeira com esse nome foi Elizabeth 1º, rainha da Inglaterra e da Irlanda de 1558 até 1603, ano de sua morte.

A segunda foi Elizabeth Bowes-Lyon, a Rainha Mãe, que ficou entre 1936 e 1952 e não tinha o número 2 à frente do nome.

E por último, a mais conhecida e atual rainha: Elizabeth 2ª. Essa sim, acrescentou o numeral para se denominar a segunda rainha com o mesmo nome, já que sua mãe era apenas Elizabeth.

Mais em GizModo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *