Fertilizante: Rússia envia 24 navios com quase 678 mil T

Pelo menos 24 navios transportando quase 678 mil toneladas de fertilizantes russos devem chegar aos portos do Brasil nas próximas semanas.

Apesar da preocupação de que as sanções contra a Rússia causem um déficit de fertilizantes no Brasil, dados preliminares de embarque mostram pedidos sendo atendidos e navios se direcionando ao Brasil, potencialmente permitindo uma temporada normal de plantio de grãos. Já noticiamos aqui, durando a última semana, a fila de espera de diversos navios para desembarcar os fertilizantes negociados, ainda em 2021 pelas empresas importadoras do Brasil.

Pelo menos 24 navios transportando quase 678 mil toneladas de fertilizantes russos devem chegar aos portos do Brasil nas próximas semanas, de acordo com dados preliminares de embarque compilados pela Agrinvest Commodities e vistos pela Reuters nesta segunda-feira.

Apesar das sanções contra a Rússia após a invasão da Ucrânia, os dados mostram que 11 dos 24 navios deixaram portos como de São Petersburgo e Murmansk, após 24 de fevereiro, quando a guerra começou. A maioria está carregando cloreto de potássio usado em campos de soja e milho.

O Brasil é dependente da importação de fertilizantes. Segundo as estimativas levantadas, cerca de 85% da demanda interna de fertilizantes do país, é suprida pela importação de países como Rússia, Ucrânia e Canadá.

O salto dessa dependência aconteceu após a decisão do Governo em hibernar as fábricas da Petrobrás e os atrasos das licenças ambientais de outras empresas do ramo.

O Pebble Beach, com uma carga de 35 mil toneladas de cloreto de potássio, foi o último a deixar a Rússia em 4 de abril a caminho do porto de Vitória, no Sudeste, mostraram os dados.

Mais em Compre Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *