Enem 2022: edital e data de aplicação das provas são divulgados

 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Correio Braziliense – Versões impressa e digital serão aplicadas em 13 e 20 de novembro e as inscrições poderão ser feitas entre 10 e 21 de maio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Enem) divulgou, nesta sexta-feira (29/4), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Versões impressa e digital da avaliação serão aplicadas em 13 e 20 de novembro e as inscrições poderão ser feitas entre 10 e 21 de maio, pela Página do Participante, no site do Inep. 

Para quem não conseguiu isenção, a taxa de inscrição, no valor de R$ 85, deverá ser paga entre 10 e 27 de maio. O prazo final para recursos dos estudantes que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição negado termina nesta sexta.

A versão imprensa do exame será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios listados no sistema de inscrição e no Portal do Inep. Já para a versão digital, foram disponibilizadas 101.100 vagas nos municípios listados no edital. Nessa versão, não existe a opção de fazer o exame em casa e são 180 questões a serem respondidas digitalmente, mas com redação manuscrita.

De acordo com o Inep, todas as questões da prova serão inéditas e, este ano, serão aceitos como identificação, pela primeira vez, os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. Mas, é preciso apresentar nos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Este ano também trará a novidade da possibilidade de tratamento pelo nome social. Segundo o Inep, o participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Só será preciso confirmá-lo na Página do Participante, entre 23 e 28 de junho.

Os que não têm o nome cadastrado na Receita poderão solicitar o tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante. Para esse procedimento, será necessário apresentar os seguintes documentos: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido. Documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos. Toda a documentação deverá ser anexada e enviada em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

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