12 de junho de 2024
DestaquesGeral

Clássico de Milton Nascimento e Lô Borges, ‘Clube da Esquina’ é listado entre os melhores álbuns de todos os tempos

Revista Fórum – Ranking feito por uma revista americana classificou os 300 melhores discos do mundo; veículo descreveu álbum mineiro como “retumbante e único”.

Mineiro, o clássico álbum de Milton Nascimento e Lô Borges,‘Clube da Esquina’ (1972), acaba de liderar o ranking brasileiro dos melhores álbuns de todos os tempos, na nona posição, da revista norte-americana Paste Magazine. Stevie Wonder, com ‘Songs in the Key of Life’ (1976), está em primeiro lugar.

“Com 64 minutos de duração, o álbum duplo nunca perde seu brilho”, declarou a revista americana de música e entretenimento ao definir o álbum brasileiro.

“Do começo ao fim, as notas e sons notáveis de Nascimento e Borges, que viam a música clássica e pop como iguais, que imploravam para ser eternizadas juntas em canções, fazem de ‘Clube da Esquina’ o maior álbum brasileiro de todos os tempos.”

Discos históricos de artistas dos EUA, Inglaterra e Japão, incluindo Kate BushPrinceBeatlesFishmans e Nina Simone, também figuram entre os top 10 do ranking dos 300 álbuns mais icônicos de todos os tempos, classificação realizada pela primeira vez pela Magazine. Outro álbum brasileiro, ‘Acabou Chorare’ (1972),  dos Novos Baianos, também conquistou a 51ª posição.

Todos os álbuns classificados receberam uma descrição concisa de um jornalista especializado. Matt Mitchel foi o profissional responsável pela análise do álbum ‘Clube da Esquina’. “Com traços de pop barroco e folk, mesclados com nuances de psicodelia e MPB, Clube da Esquina puxa tanto dos Beatles quanto de Chopin, resultando em um dos projetos mais ricos da América do Sul”, ainda declarou ele. “Retumbante e único, encanta como uma nuvem de calor e de miscelânia sonora”.

“A majestade pop coletivizada de suas 21 músicas galvaniza-se na felicidade tropical de “Cais” e na bossa nova de “Clube da Esquina No. 2”, e mais tarde encontra reservas de samba em “Os Povos”

Clube da Esquina, além de ser um álbum, é também o nome de um grupo de músicos, compositores e letristas que emergiu na década de 1960. Formado por Milton Nascimento, Toninho HortaWagner Tiso, Lô Borges, Beto Guedes e Márcio Borges, o grupo é conhecido por sua sonoridade inovadora.

Grupo “Clube da Esuina”. Crédito: Divulgação

As composições são uma fusão de bossa nova com elementos de jazz, rock, música folclórica afro-brasileira e mineira, música clássica e hispânica. Durante a década de 1970, os artistas se estabeleceram como um marco de excelência na Música Popular Brasileira (MPB) devido à sua performance de alto nível, ficando reconhecido internacionalmente.

Ranking top 10 melhores álbuns

  1. Stevie Wonder: Songs in the Key of Life (1976)
  2. The Cure: Disintegration (1989)
  3. Kate Bush: Hounds of Love (1985)
  4. Prince: Sign o’ the Times (1987)
  5. The Beatles: Abbey Road (1969)
  6. OutKast: Stankonia (2000)
  7. Fishmans: Long Season (1996)
  8. Nina Simone: Wild is the Wind (1966)
  9. Milton Nascimento & Lô Borges: Clube da Esquina (1972)
  10. The Beach Boys: Pet Sounds (1966)

Confira a classificação completa na Paste Magazine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *