27 de maio de 2024
DestaquesEconomiaGeral

FIEMA inicia Inova Sindicatos na Região Tocantina para impulsionar e fortalecer setor produtivo

Fiema – O projeto Inova Sindicatos, voltado para promover a inovação e competitividade em diversos setores da indústria maranhense, alcançou um marco significativo ao chegar à Região Tocantina.

Na última semana, a equipe técnica do projeto realizou visitas estratégicas a empresas associadas aos Sindicatos das Indústrias da Construção Civil do Oeste do Maranhão (Sinduscon Oeste), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Metalmecânica de Imperatriz (Simetal), Sindicato das Indústrias de Móveis de Imperatriz (Sindimir), Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria (Sinpancimp) além de reuniões pontuais com os representantes dos sindicatos de couro e de carvão vegetal. Entre captar demandas e propor soluções, o foco é impulsionar as entidades que representam as empresas industriais do Maranhão no Sul do estado.

Além de identificar os pleitos mais urgentes dos empresários, que vão desde a escassez de mão de obra até necessidades de treinamento e oportunidades de mercado, as visitas técnicas permitiram à FIEMA traçar um panorama abrangente dos desafios enfrentados pelos setores da construção civil, metalmecânica, panificação, carvão vegetal e couro na região, apontando caminhos para futuras melhorias.

O Inova Sindicatos é uma iniciativa da Federação via Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), em parceria com o SEBRAE-MA e execução do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA). As instituições se comprometeram a fornecer suporte e ferramentas essenciais para que os sindicatos patronais e suas empresas associadas prosperem em um ambiente competitivo e dinâmico.

 

“Juntas, essas entidades formam um tripé robusto que proporciona às indústrias associadas acesso privilegiado a capacitações, consultorias especializadas e networking, contribuindo para o avanço do setor industrial e o desenvolvimento econômico local”, ressaltou a coordenadora Técnica Executiva da FIEMA, Roberta Tanus, que integra a equipe do projeto.

O suporte para as indústrias do Sul do estado foi recebido com entusiasmo pelos dirigentes dos sindicatos patronais, que já comemoram os bons resultados da primeira semana de trabalho. “Este projeto representa uma oportunidade única para nossas empresas se manterem na vanguarda da inovação e, assim, garantirem sua competitividade em um mercado em constante evolução”, destacou o presidente do Sinduscon Oeste, Richard Sebba.

O presidente do Simetal, Ernani Junior, expõe opinião semelhante ao falar da importância do Inova Sindicato para as empresas do setor metalmecânico. “A iniciativa chega em momento oportuno para nossa indústria. Com essa parceria seremos capazes de enfrentar os desafios atuais e futuros, impulsionando o crescimento e a sustentabilidade dos negócios”, comemora Ernani Junior.

Todos os representantes dos sindicatos participaram de um encontro técnico, na sexta-feira (19), em Imperatriz, onde conheceram com detalhes o plano de trabalho do projeto para os referidos segmentos industriais, além dos próximos passos a serem tomados para sua execução, prevista para iniciar em maio.

“O Inova Sindicatos é mais do que uma simples iniciativa; é um catalisador de mudanças positivas em nossa indústria. Estamos ansiosos para colaborar de perto com esse projeto e aproveitar as oportunidades que ele oferece para elevar ainda mais a competitividade de nossas empresas”, declarou o presidente do Sindimir, Messias Sarmento.

O presidente do Sinpancimp, Antonio Alves, espera minimizar os desafios da indústria de alimentos com a ajuda do projeto da FIEMA. “A escassez de mão de obra qualificada é um desafio significativo para nosso setor. A chegada do Inova Sindicatos traz consigo a esperança de soluções inovadoras e estratégias eficazes para enfrentar esse e outros desafios, fortalecendo assim nossa indústria e impulsionando seu crescimento”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *