27 de maio de 2024
DestaquesGeralPolítica

VÍDEO – “A Terra está cobrando”: Lula diz que tragédia no RS é um “aviso”

O presidente Lula durante evento no Palácio do Planalto nesta quarta (8). Foto: Reprodução

DCM – O presidente Lua afirmou que a tragédia no Rio Grande do Sul, causada pelas fortes chuvas, é um “aviso do planeta Terra”. Durante discurso nesta terça (8), ele classificou o caos no estado como um “desastre climático” e afirmou que a humanidade ainda pode reverter a situação.

“Quando fui á, é uma coisa estarrecedora. Sinceramente, eu não sei o que Deus está pensando, eu não sei o que aconteceu no planeta Terra, mas o que aconteceu no Rio Grande do Sul é um aviso a todos nós, seres humanos: nós precisamos ter em conta que a Terra está cobrando”, afirmou o petista.

Lula lembrou que tragédias do tipo vem acontecendo em diversos lugares do país e do mundo, e destacou a importância do empenho do governo para realizar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) em Belém, no Pará, em 2025.

“Nós temos tempo de mudar isso e é por isso que nós estamos muito empenhados em fazer uma COP no estado do Pará, em que a gente vai pedir para a Amazônia falar para o mundo. Todo mundo dá palpite sobre a Amazônia, mas nós queremos que a Amazônia fale para o mundo o que ela defende”, completou.

A declaração ocorreu no Palácio do Planalto durante um evento para anúncios do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Durante a cerimônia, o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou que o Rio Grande do Sul teve prioridade e receberá um investimento de R$ 1,4 bilhão.

O presidente visitou o Rio Grande do Sul na última semana junto de uma comitiva de ministros. O estado já soma 100 mortos, 128 desaparecidos, 372 feridos, 66.671 desabrigados instalados em alojamentos do governo e 163.720 desalojados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *