21 de novembro de 2024
DestaquesGeralJudiciário

TJMA promove rodas de conversa pelo Dia das Mulheres Negras dias 22 e 23/7

As ações serão coordenadas pelo Comitê de Diversidade do TJ e ocorrerão nos dias 22 e 23 de julho.

Nos dias 22 e 23 de julho, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, promoverá momento de compartilhamento de vivências através de diálogos em espaços de acolhimento institucional, com o tema “Rodas de Afetos inspiradas em Mulheres Negras”. O objetivo é fomentar a representatividade de mulheres negras inspiradoras que se destacaram ou destacam na sociedade, além dos próprios relatos das participantes, integrantes do Comitê, servidoras, internas e funcionárias das instituições.

A iniciativa integra a programação alusiva ao Dia das Mulheres Negras, Dia Nacional de Tereza de Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. 

Além da roda de conversa, será exibido um vídeo institucional, com abordagem sobre as mulheres negras. A produção conta com o relato da  psicóloga da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (UMF/TJMA), servidora Ana Letícia Barbosa Lima, e será veiculado nas redes do Comitê de Diversidade e do TJMA na próxima quinta-feira (25/7).

SENSIBILIZAÇÃO

As “Rodas de Afetos inspiradas em Mulheres Negras”, serão realizadas na Casa de Acolhimento Lar de José, localizada no bairro do Anil, e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) situado no bairro João de Deus. 

Além do momento de trocas de experiências entre os (as) participantes, a reunião contará com momento dedicado à leitura coletiva de obras de autoras negras brasileiras como Tereza de Benguela, Maria Firmina dos Reis, Conceição Evaristo e Bárbara Carine. O protagonismo das mulheres negras também será enfatizado em outras esferas, com destaque a personalidades como a juíza de Direito Flávia Carvalho, e a cantora e compositora Dona Ivone Lara.

Na ocasião, serão doados exemplares de livros de autoras negras brasileiras para a brinquedoteca do Lar de José. A servidora da Vara de Interesses Difusos e Coletivos do TJMA, Giorlinda Ferro, encerrará o encontro com apresentação cultural.

PROGRAMAÇÃO

22/7 (segunda-feira):  Casa de Acolhimento Lar de José – Anil – 9h30

23/7 (terça-feira): CRAS – João de Deus – 14h

25/7 (quinta-feira): Lançamento de vídeo institucional alusivo à data

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *