Eleições nos EUA: Kamala aparece empatada tecnicamente com Trump, diz pesquisa
DCM – Após a desistência de Joe Biden da corrida eleitoral, uma nova pesquisa de intenção de voto revela um empate técnico entre Kamala Harris, atual vice-presidente dos EUA e favorita à candidatura democrata, e o republicano Donald Trump. Trump lidera com 47% das intenções de voto, enquanto Kamala Harris aparece logo atrás com 45%.
Divulgada na última segunda-feira (22), a pesquisa foi conduzida pelo Morning Consult nos dias 21 e 22 de julho, após a renúncia de Biden no domingo (21). No total, 900 eleitores democratas foram entrevistados.
Com uma margem de erro de 3 pontos percentuais, a pesquisa indica que a porcentagem de Trump pode variar entre 44% e 50%, enquanto a de Kamala pode oscilar entre 42% e 48%, caracterizando assim o empate técnico.
Vale destacar que Kamala Harris desponta como a candidata democrata com maior potencial para vencer Trump em uma disputa direta. Outros nomes fortes do partido, como Pete Buttigieg, Gavin Newsom e Gretchen Whitmer, teriam 39% das intenções de voto contra 47% de Trump. Esses três democratas já declararam apoio a Kamala.
Segundo o Morning Consult, Harris está em uma posição mais favorável do que Biden na disputa contra Trump. Biden enfrentava uma desvantagem de seis pontos percentuais em relação ao republicano, enquanto Kamala apresenta uma desvantagem de apenas dois pontos.
Além disso, a pesquisa mostra que 65% dos eleitores democratas preferem Kamala Harris como líder da chapa do partido, em substituição a Biden. O instituto aponta que o número de apoiadores dessa ideia mais que dobrou em comparação com o final do mês passado, após o primeiro debate presidencial.
A pesquisa também revela que 63% dos eleitores acreditam que Biden deveria concluir seu mandato, enquanto 30% acham que ele deveria renunciar imediatamente.