Boulos vai revogar concessão dos cemitérios em SP se for eleito: “Indústria da morte”
DCM – O deputado federal e candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), prometeu nesta quinta-feira (5) revogar a concessão dos cemitérios da cidade, caso seja eleito. O serviço funerário foi privatizado em janeiro de 2023 pela gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
O velório mais simples, que antes custava R$ 300, passou a ser cobrado por R$ 1.500. Embora famílias com renda inferior a três salários mínimos tenham opções gratuitas, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) apresentou uma denúncia sobre coações e preços abusivas.
Durante caminhada pela periferia da Zona Leste, na região de Ermelino Matarazzo, Boulos criticou o aumento dos preços. “Se criou uma indústria da morte. Eu vou revogar essa privatização. Vai haver o controle da prefeitura sobre os cemitérios, para garantir que as pessoas sejam tratadas com respeito e que o preço do enterro seja justo. Essa não é nem uma questão partidária, ideológica, é uma questão de humanidade, de respeitar a dor de uma pessoa que perdeu o seu ente querido”, disse o psolista.
“O custo disso vai depender, logicamente, de uma judicialização, de uma negociação, que vai ser feita, porque certamente vai haver recurso das empresas. Agora, o custo para a população hoje de São Paulo, que precisa de serviços funerários, é muito maior”, acrescentou.