Britânico vem ao Rio e fica absolutamente chocado com… o SUS
Revista Fórum – Em meio às maravilhas do Rio de Janeiro, o britânico Nick Whincup precisou de atendimento médico e se surpreendeu com o que encontrou no SUS.
Turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo costumam falar maravilhas do Rio de Janeiro, da beleza das praias, do Cristo Redentor, o bondinho do Pão de Açúcar, a mureta da Urca, Copacabana, a garota e o garoto de Ipanema, a Floresta da Tijuca, o Jardim Botânico, o povo carioca, o Maracanã, o samba, a feijoada, a caipirinha, todas essas belezas que o Rio tem para oferecer.
Mas Nick Whincup, um britânico no Rio, ficou simplesmente maravilhado com algo que não é beleza natural, simpatia do povo nem uma característica especial do Rio, mas de todo o povo brasileiro: o SUS, nosso Sistema Único de Saúde, que no último dia 19 completou 34 anos.
Nick precisou tomar uma vacina e saiu maravilhado com o atendimento do SUS. E olha que os britânicos também têm um sistema de saúde gratuito, mas que, sem bairrismo algum — quem diz isso é o Nick — nem se compara ao nosso SUS, que poderia ser também Sistema Universal de Saúde, pois atende gente de fora do Brasil como se brasileiro fosse, com a mesma atenção e gratuidade.
Ouçam o Nick e leiam depois alguns comentários na postagem dele.
Ver essa foto no Instagram
O SUS é dos planos de saúde oferecido pelo governo de muito orgulho para nosso pais, contudo, mal gerenciado, fiscalizado, muito roubado e também mal utilizado por muitas pessoas, o mundo ver isto, muito de nós que não conhecemos ou não querermos ver.
La fora não tem isto, se vc adoecer é não tiver dinheiro para se tratar, entra na vila da cova. Simples assim