3 de dezembro de 2024
DestaquesGeralPolítica

BASTIDORES | ORA PÍLULAS

Arapuca política

Na esteira do resultado da eleição de presidente da Assembleia Legislativa em que a deputada Iracema Vale (PSB) foi reeleita pelo desempate etário de 21 x 21 votos – ela com 56 anos e o concorrente Othelino Neto (SD), com 49, ensina que a política é também a arte da surpresa. Às vezes funciona até como a arte de caricaturar a história, com os traços de esperteza de quem arma uma arapuca no bosque.

Arapuca política 2

O fato ocorrido na Alema 4ª feira passada, fez lembrar outros acontecimentos que se intrometeram na política ora como bizarrice, ora como puxadinho da história. A reeleição da deputada Iracema Vale pelo critério de desempate de idade com Othelino Neto é um episódio inédito, porém de pouca consistência para ganhar importância história. Daqui a pouco nem se fala mais no assunto e a vida política do Maranhão continua seu ritmo normal.

Quem viver verá

O que ficou para o futuro é a constatação de que a maioria esmagadora de apoiadores que o governo Carlos Brandão (PSB) mantém no Legislativo pode já não é tão robusta como aparentava. A divisão do plenário na eleição presidencial de Alema de 21 x 21, repetida em duas votações tem o significado de que os deputados querem muito mais do que se imagina tanto dentro do parlamento quanto no apoiamento descompromissado ao governo Brandão.  

Recado para 2026

Sinaliza que, até 2026 quando todos são candidatos à reeleição ou a outro mandato, a serenidade governista predominante hoje na Alema não será tão completa assim. Pode ser até recado, também, sobre como a máquina do governo foi usada na campanha municipal das prefeituras, bases eleitorais de cada deputado. Portanto, tem muita coisa a ser conferida até 2026 na política estadual.

Pragmatismo extremo

No Maranhão a política tem sua dinâmica quase particular. É carregada de fatos que a torna única em incontáveis episódios. Quem imaginaria, por exemplo, que em Estreito, no sudoeste do Estado, o prefeito Léo Cunha (PL) foi reeleito tendo como vice a professora Iranildes, do PT, tudo no mais perfeito pragmatismo tupiniquim?

Caso isolado

Ao nomear o então ministro da Justiça Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou por marcar a história da corte com um maranhense. Dino viveu no mesmo ano de 2023 como ministro da Justiça, passou 20 dias no mandato de senador eleito em 2022 e acabou o ano assumindo sua cadeira STF. Passou pelos Três Poderes em dois meses, caso único na história do Brasil. E agora ainda virou personagem central nas especulações sobre o episódio do empate na eleição da Alema, que teria influenciado em favor de Othelino Neto.

Sarney na história

É do Maranhão o único presidente da República Brasileira, José Sarney, que assumiu o mandato de cinco anos no Palácio do Planalto, porque o titular Tancredo Neves morreu antes do dia da posse. Tancredo foi internado na véspera do dia 15 de março de 1985 com Diverticulite. Do hospital só saiu no caixão para o cemitério.

Bizarrice

O Maranhão foi o único estado em que o governador Epitácio Cafeteira saudava a visita de um político aliado ao seu gabinete, com uma saraivada de foguetes na despedida, queimados da janela do Palácio dos Leões – caso o visitante não lhe levasse nenhum pedido.

Idade reverenciada

O Maranhão elegeu em 6 de outubro deste ano, o ex-governador e ex-senador João Alberto de Souza, com 89 anos, o vereador mais votado em Bacabal e em todo interior do Estado. Detalhe é que quatro anos atrás, em 2020, o mesmo João Alberto só obteve 949 votos e ficou de fora da Câmara Municipal. É o vereador mais idoso do Brasil, mas cheio de vontade.

Esquisitice

Ainda em 2024, o deputado estadual bolsonarista Yglésio Moises (PRTB) marcou sua biografia política ao fazer um discurso em inglês, na tribuna da Alema, para saudar a estrondosa vitória do presidente dos Estados Unidos Donaldo Trump, de quem é admirador. Nem bizarrice nem folclore. Foi uma piada daquela em que todos riram mas ninguém entendeu bulhufas.

Rima de boi

Coisas do Maranhão: o cantador de bumba-meu-boi, Laurentino tirou uma toada para agradar o então governador José Sarney, que rimava assim: “Governo como esse eu nunca vir, construiu caixa d’água e a Avenida Quenedir”. Era avenida Kennedy.

Manchete histórica

Para não dizer que não falei das flores, um jornal de São Luís manchetou, com alto nível de “criatividade”, o atentado a bala contra o papa João Paulo II, em 13 de maio de 1981: “DIABO SOLTO EM ROMA: PAPA ÉENTUPIDO DE BALAS EM SEU CARANGO”. O carango era o papa móvel.

Loucura extrema

O homem-bomba que tentou explodir o Supremo Tribunal Federal e depois acionou os explosivos que carregava e morreu na Praça dos Três Poderes em Brasília, era de Santa Catarina, tinha 59 anos e estava no Distrito Federal há cerca de quatro meses. Ele foi candidato a vereador em 2020 pelo PL de Rio do Sul, onde recebeu uma votação minguada de 98 votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *