FIEMA recebe reconhecimento no Prêmio Excelência Sindical da Indústria
Fiema – Durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI) 2024, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) foi homenageada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) como uma das 12 finalistas no Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024, no âmbito do Programa Excelência Sindical. Em uma cerimônia seguida de uma mesa-redonda, o vice-presidente executivo da Federação e presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, recebeu uma placa destacando o desempenho e dedicação da entidade, que levou à FIEMA à posição de finalista no Prêmio.
A conquista foi alcançada pelo projeto “Manual do Sindicato Empresarial”, uma iniciativa que capacita sindicatos filiados para aprimorar sua gestão e fortalecer a competitividade da indústria local. O manual, que aborda temas como estrutura sindical, fusões e eleições, oferece uma abordagem prática e replicável para sindicatos de todo o país, reforçando o associativismo. “Estar entre os finalistas mostra que nossa atuação vai além da representatividade. Buscamos inovação constante para enfrentar os desafios do setor industrial”, afirmou o superintendente da FIEMA, César Miranda.
A FIEMA celebrou a indicação como finalista ao lado de outras federações e sindicatos, que, após a abertura do ENAI, participaram de uma mesa-redonda para conhecer as experiências exitosas vencedoras da premiação. “Nossa participação no prêmio demonstra a relevância do trabalho realizado tornar o associativismo empresarial mais competitivo no Maranhão”, destacou Fábio Nahuz.
Com mais de 300 iniciativas inscritas em sua primeira edição, o Prêmio Excelência Sindical mostrou a força do associativismo industrial no Brasil. Segundo a CNI, o prêmio simboliza a capacidade das entidades de promoção de soluções inovadoras para os desafios modernos, como ressaltou Danusa Costa Lima, chefe de gabinete da CNI: “Essas iniciativas demonstram o compromisso com a valorização das empresas e a busca por soluções para desafios sociais e econômico.”
O Prêmio Excelência Sindical da Indústria reconheceu iniciativas nas categorias Federação e Sindicato. O primeiro lugar na categoria Federação ficou com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), pelo projeto “Redes”, que conecta fornecedores locais a grandes indústrias, impulsionando a economia regional. Já na categoria Sindicato, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Norte) venceu o projeto “Construhub”, que apoia startups na construção civil, promovendo inovação e sustentabilidade