Imposto do Pix? Imposto do cachorrinho? Haddad reage a deepfake e mentira esdrúxula
Revista Fórum – Bolsonaristas criaram até mesmo vídeo falso do ministro da Fazenda para espalhar notícias falsas sobre criação de novos impostos.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgou na noite desta quinta-feira (9) um vídeo em que desmente mentiras esdrúxulas que vêm sendo divulgadas por bolsonaristas sobre a criação de novos impostos.
Detratores chegaram até mesmo a criar um vídeo deepfake, gerado por inteligência artificial, com a imagem e a voz de Haddad manipuladas anunciando que o governo passará a cobrar imposto por transações via Pix acima de R$ 5 mil por mês e até mesmo um imposto para quem tem “cachorrinhos” de estimação. Ambas as informações são totalmente falsas.
O vídeo falso em questão viralizou e foi compartilhado até mesmo pelo negacionista Osmar Terra, ex-deputado federal e ex-ministro de Jair Bolsonaro.
“Imposto sobre Pix, mentira. Imposto sobre quem compra dólar, mentira. Imposto sobre quem tem um animal de estimação, mentira. Pessoal, vamos prestar atenção, está circulando uma fake news. Prejudica o debate público, prejudica a política, prejudica a democracia”, afirma Haddad no vídeo que divulgou para desmentir o deepfake e informações falsas sobre impostos.
Deixa a mentira de lado e vamos seguir com o Brasil para frente. pic.twitter.com/3N0wxGkbvv
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) January 9, 2025