BASTIDORES | ORA PÍLULAS!
“Quero lavar meu lindo cabelo”
Do presidente americano Donald Trump em plena guerra comercial com a China. Na ocasião em que assinou decreto revertendo medidas de eficiência e conservação de água, tomada pelos ex-presidentes Barack Obama e Joe Biden nas torneiras nos Estados Unidos.
Cheguei!
Juscelino Filho, agora como ex-ministro das Comunicações, já assumiu sua cadeira na Câmara, onde pode se tornar o líder da União Brasil. Ele mandou para casa o 2º suplente Ivan Júnior, que passou 100 dias na Câmara, depois que o 1º suplente Benjamin Oliveira renunciou a posição, para assumir em janeiro a prefeitura de Açailândia.
Beco escuro
Até junho, é provável que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, receba da defesa do ex-colega de Esplanada, Juscelino Filho, a defesa da encrenca em que está metido. É denunciado pela PGR por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa, peculato e fraude à licitação. Juscelino Nega tudo e promete provar sua inocência. Depois que os advogados de apresentarem a defesa, Dino pede a posição da PGR para, então, marcar o julgamento na 1ª Turma.
Fazer o quê?
Integrantes da União Brasil não gostaram nem um pouco pela forma como o presidente Lula dispensou o ministro Juscelino Filho, das Comunicações. O planalto teria feito exposição exagerada da demissão – como se houvesse algum modo de mandar um ministro de Estado ir embora, sem o conhecimento das mídias. Na verdade, Lula ligou para Juscelino e o orientou a pedir demissão.
Farpas arriscadas
A política é como cerca de arame farpado: o sujeito entra pela porteira da frente, todo serelepe, mas na hora de sair, dependendo a situação, pode ser até rastejando, para não se enroscar nas farpas.
Este mar é meu…
O mais cotado para sentar na cadeira de chefe das Comunicações do Governo Lula, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes já terá, de saída, um cenário nebuloso sobre a polêmica exploração de Petróleo da Margem Equatorial do Litoral norte do Brasil. Se ele seguir a orientação da UB vai se encaixar na posição favorável do presidente Lula, mas corre o risco de encontrar tubarões e sardinhas querendo preservação, controlada pelo Ibama e a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente. É como quem canta: “Este mar é Meu”…
Ruins de Matemática (1)
Uma ‘ruma’ de prefeitos, secretários e vereadores presidentes de câmaras municipais vão ter que reaprender a fazer contas de somar, multiplicar e dividir, para não errar a contabilidade da dinheirama que administram. O TCE-MA está na cola de aproximadamente 30 gestores considerados inadimplentes perante a corte e com as contas erradas.
Leva e trás
Além dessa leva de prefeitos “esquecidos” dos prazos de prestarem contas, outro tanto deles errou feio nas contas que não fecham com os cálculos dos auditores e contadores do TCE.