O Agente Secreto: tudo sobre o novo filme com Wagner Moura aplaudido em Cannes
NSC Total – “O Agente Secreto” marca a primeira colaboração entre Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura.
Sobre o que é o filme O Agente Secreto
O Agente Secreto é o novo longa-metragem do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, o mesmo diretor de sucessos como Aquarius e Bacurau. A estreia mundial aconteceu no Festival de Cannes 2025.
Além dos dez minutos de aplausos, o filme também recebeu muitos elogios da crítica internacional. Exatamente como aconteceu com o filme de Walter Salles, o longa já é apontado como destaque do cinema brasileiro na temporada e possível candidato ao Oscar 2026, mesmo faltando muito tempo para isso acontecer.
Sinopse e elenco
A história de O Agente Secreto se passa em Recife, em 1977, no auge da ditadura militar no Brasil. Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que retorna para sua cidade natal em busca de redenção e paz.
No entanto, o que ele encontra é um país marcado pela repressão, violência política e cicatrizes profundas. O único objetivo de Marcelo é apagar um passado misterioso e reencontrar o filho. É quando ele descobre que está marcado para morrer.
O filme é uma mistura de thriller político, pastiche, relato pessoal e tem até um pouco de surreal. Com fortes inspirações no cinema dos anos 70, o filme também fala das marcas que a ditadura militar deixou no Brasil.
No elenco, além de Wagner Moura no papel principal, estão nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Hermila Guedes, Thomás Aquino, Udo Kier, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Laura Lufési e Alice Carvalho.
A produção é uma coprodução internacional envolvendo Brasil, França, Holanda e Alemanha, com filmagens em Recife, Brasília e São Paulo, e pós-produção na Europa.
Quando estreia O Agente Secreto no Brasil?
A produção do filme ainda faz suspense sobre a estreia de O Agente Secreto no Brasil. Também não foi divulgado nenhum trailer do filme ainda. No entanto, a previsão é que a estreia aconteça no segundo semestre de 2025.
O filme foi muito bem recepcionado pela crítica. A Variety classificou o filme como “um thriller maravilhoso” que transporta o espectador para o clima opressivo e paranoico dos anos 1970. Já o The Playlist avaliou como trabalho mais ambicioso de Kleber Mendonça Filho e destacou a atuação de Wagner Moura.