6 de setembro de 2025
DestaquesGeralPolítica

BASTIDORES | ORA, PÍLULAS!

Falou o disse (1)
A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, rebateu a falação de parlamentares da oposição sobre eventual afastamento do governador Carlos Brandão (PSB) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no bojo da pré-disputa ao governo em 2026. “O governador Brandão é pacificador, prega a unidade e parceria para o Maranhão.” Iracema entende que, de fato, o que existe “é tentativa de afastar o governador do governo federal, de criar um imbróglio”, afirmou ela à TV Mirante, nesta quinta-feira, 17.

Falou o disse (2)
A chefe do Poder Legislativo comentou ainda a possibilidade de recomposição do grupo governista com os que se dizem “dinistas” (ligados ao ministro do STF Flávio Dino). “Na política, tudo é possível. A política é a arte do diálogo, e o governador Carlos Brandão dialoga bem com todos. Nunca partiu dele uma fala agressiva”, pontuou ela.

Outro rumo (1)
O sistema penitenciário do Maranhão produz todo o fardamento das escolas da rede estadual (mais de 600 mil) e também de alguns municípios, além de trabalhar em carpintarias, fazendo carteiras escolares e produzindo blocos de cimento para calçamento de ruas e estradas. A política educacional da Secretaria de Administração Penitenciária é modelo no Brasil. Todas as mulheres presas estão estudando, desde a alfabetização até a faculdade, além de cursos profissionalizantes.

Outro rumo (2)
O secretário da Seap, Murilo Andrade, disse no programa Band Entrevista (TV Band-MA), apresentado por este jornalista Raimundo Borges (18h50 de sábado), que está instalando um curso superior de Serviço Social dentro da Penitenciária de Pedrinhas, com aulas presenciais. Já tem presos formados, outros na faculdade e até fazendo mestrado. O Complexo de Pedrinhas conta ainda com um programa de piscicultura, que já alcança a produção de 10 toneladas de peixes tilápia e tambacu ao mês, e está em fase de ampliação.

Atritos na federação
O deputado federal Márcio Jerry ironizou o fato de o PV, que é federado com o PT e PCdoB, haver desautorizado a legenda “comunista” a entrar no STF como amicus curiae no processo que travou a escolha de conselheiro do TCE, aprovada pela Assembleia Legislativa. “O eminente José Sarney Filho está se revelando jurista, pela primeira vez. Acho que talvez seja uma das primeiras aparições dele como jurista”, caçoou Jerry sobre a posição do presidente do PV do Maranhão, ex-deputado Sarney Filho.

Braço forte (1)
A pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), ao governo do Maranhão pode ganhar, nesta sexta-feira (18), o apoio formal da Federação União Progressista (FUP), formada pela União Brasil e o Progressistas. Os dois partidos contam, no Maranhão, com três deputados federais, cinco estaduais, 40 prefeitos e uma poderosa penca de vereadores espalhados pelos municípios.

Braço forte (2)
A cúpula da FUP, presidida por Antônio Rueda, desembarca hoje em São Luís para anunciar a definição dessa força partidária no apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão rumo ao Palácio dos Leões em 2026. Toda essa movimentação é resultado da articulação do governador Carlos Brandão e do seu irmão, Marcus Brandão, presidente do MDB regional.

Braço forte (3)
Pela evolução do movimento pró-Orleans, vai ficando cada dia mais claro que ele será mesmo o candidato a governador apoiado pelo tio, Carlos Brandão, que dificilmente renunciará ao governo em abril para concorrer ao Senado. Não fazendo isso, o vice-governador Felipe Camarão (PT) ficará numa situação complicada, como membro do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quase certo como candidato ao quarto mandato no Palácio do Planalto. Alguém vai ter que desatar esse nó cego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *