Autor de “Como as Democracias Morrem” revela o que Trump quer fazer com o Brasil
Revista Fórum – Steven Levitsky é cientista político e professor da Universidade de Harvard, atualmente alvo de ataques da gestão Donald Trump.
O cientista político Steven Levitsky, coautor do livro Como as Democracias Morrem e professor da Universidade de Harvard, declarou, durante entrevista à BBC Brasil, que, atualmente, “o Brasil é mais democrático que os EUA”.
Afinal, o que Trump quer fazer com o Brasil? “Em última análise, é uma potência estrangeira tentando intimidar um governo democrático e, ao fazê-lo, minando o processo democrático”, analisa Levitsky.
Em outro momento, Levitsky fala sobre as motivações dos ataques de Trump contra o Brasil: “É muito difícil assegurar o que está por trás das decisões de Trump. Nem sempre há uma razão lógica por trás disso. Eduardo Bolsonaro não sabe o que Trump vai fazer. Não acho que o Trump saiba o que vai fazer em 1º de agosto.”
“Eu acho que o Brasil enfrentou uma situação extraordinária entre 2018 e 2022, no período pós-eleição, e alguém tinha que marcar posição e defender a democracia. Faz sentido que tenha sido o Supremo Tribunal Federal (STF), e acho que foi, no final, positivo para a democracia que tenha sido algo assim”, disse Levitsky.
Posteriormente, ele compara as tentativas de golpe de Estado nos EUA (6 de janeiro de 2021) e no Brasil (8 de janeiro de 2023): “Tanto os EUA quanto o Brasil elegeram figuras autoritárias da direita radical. Os EUA em 2016, e o Brasil em 2018. As duas figuras tentaram reverter os resultados das eleições e, de maneiras diferentes, tentaram orquestrar um golpe, um golpe presidencial.”
Levitsky já foi um crítico da Corte brasileira. Hoje, ele reconhece o papel importante que ela desempenha na defesa da democracia, mas acredita que, superada a crise, o STF terá de reencontrar o seu lugar: “Até agora, as instituições democráticas brasileiras parecem ter respondido de uma forma mais saudável que os EUA. Eu acho que, hoje, o Brasil é um sistema mais democrático do que os Estados Unidos […] Eu acho que os brasileiros enfrentam uma tarefa de médio prazo, particularmente depois que essa crise for superada. Vai haver essa tarefa de colocar o Supremo de volta no seu lugar.”
🇧🇷 🇺🇸 ‘Brasil é hoje mais democrático que EUA’, diz autor de ‘Como as democracias morrem’
Veja a entrevista de Steven Levitsky à BBC News Brasil pic.twitter.com/n37RfLf6hC
— BBC News Brasil (@bbcbrasil) July 23, 2025
STF compartilha a entrevista de Levitsky
A entrevista de Steven Levitsky viralizou nas redes sociais, e o perfil oficial do STF no X compartilhou a publicação original, em um claro recado para aqueles que atacam diariamente a Corte.