29 de julho de 2025
DestaquesGeralPolítica

Bolsonaro participará de motociata usando tornozeleira eletrônica nesta terça

DCM – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve participar, nesta terça-feira (29/7), de uma motociata em Brasília — a primeira desde que passou a usar tornozeleira eletrônica por ordem do Supremo Tribunal Federal. A presença foi confirmada por parlamentares aliados. A concentração está prevista para ocorrer na Granja do Torto, mesmo local onde acontece o Capital Moto Week. A organização do festival, no entanto, esclareceu que o ato é independente e não faz parte da programação oficial do evento.

Desde o mandato, Bolsonaro utiliza eventos com motociclistas como forma de demonstração política e mobilização de apoiadores. Este ano, porém, o cenário é outro: ele cumpre uma série de medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, no âmbito das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Mesmo sob monitoramento judicial, o ex-presidente segue sendo promovido por setores da extrema-direita.

As restrições incluem o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno (das 19h às 6h) e proibição de sair aos fins de semana e feriados. Bolsonaro também está impedido de usar redes sociais e de manter contato com embaixadores, diplomatas, réus e investigados ligados aos inquéritos que apuram os ataques à democracia brasileira.

No X, deputados bolsonaristas publicaram convocações para o ato. Messias Donato (Republicanos-ES). Gustavo Gayer (PL-GO), também investigado pelos crimes de desvio de dinheiro público, falsificação de documentos e associação criminosa, escreveu “essa vai ser a maior motociata da história do Brasil”.

A organização do Capital Moto Week informou que o evento oficial, com passeio motociclístico, está previsto para o dia 2 de agosto. A participação de Bolsonaro, portanto, ocorrerá em uma manifestação externa promovida por apoiadores, e não integra a programação institucional do festival.

A presença do ex-presidente, mesmo sob monitoramento eletrônico e restrições judiciais, tem gerado repercussão entre aliados e opositores. O caso segue acompanhado pelo Supremo Tribunal Federal, responsável pelas determinações em vigor no âmbito das investigações sobre os atos golpistas de 2022.

Bolsonaro se pronunciou sobre o evento: “Sobre a motociata? Vou participar do evento, eu vou. Sou motociclista, mas não devo participar da motociata, não”, disse, na saída da sede do Partido Liberal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *