Moraes é o ministro mais bem avaliado do STF, diz pesquisa
Revista Fórum – Levantamento aponta ainda que o STF é a instituição que os brasileiros mais confiam e que a maioria da população é contra anistia aos golpistas.
Pesquisa Atlas Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (14) aponta que, entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes é o mais bem avaliado pela população.
Apesar de ter se tornado o algoz da extrema direita por conduzir o inquérito da tentativa de golpe de Estado e ser o principal alvo de ataques de bolsonaristas e até mesmo de sanções do governo dos Estados Unidos, Moraes é o membro do STF com a imagem mais positiva na opinião pública.
Segundo o levantamento, 49% dos entrevistados têm uma imagem positiva de Moraes. Trata-se do melhor índice de imagem positiva entre os ministros da Corte.
Por outro lado, 51% dos entrevistados possuem uma imagem negativa do magistrado. Nenhum dos ministros, contudo, possui avaliação de imagem positiva maior que a negativa.
Os ministros com os maiores índices de imagem negativa são Gilmar Mendes e o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, com 56% e 53%, respectivamente.
Confira os números:

Confiança nas instituições
A pesquisa Atlas Bloomberg aponta ainda que a Polícia Civil, Polícia Militar e Igreja Católica são as instituições nas quais os brasileiros mais confiam, enquanto Igrejas Evangélicas, Forças Armadas e Congresso Nacional são as instituições menos confiáveis para a população.

Entre as instituições que compõem os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), o STF é a que a população mais confia. Veja os números abaixo:

Anistia os golpistas
O levantamento traz também a percepção da população sobre os atos golpistas de 8 de janeiro e à proposta de anistia aos envolvidos nos crimes contra a democracia.
Segundo o estudo, 83,3% dos entrevistados discordam da ação golpista de bolsonaristas, enquanto apenas 8,4% dizem concordar.
A maior parte dos entrevistados (51,1%), contudo, acha que as penas aplicadas aos golpistas condenados foram exageradas, enquanto 35,3% consideram que elas foram adequadas.
Por outro lado, a maioria da população (51,2%) é contra a anistia aos golpistas e 46,9% a favor, segundo o levantamento. Confira a evolução dos índices:

A pesquisa Atlas Bloomberg contou com 2.447 entrevistas feitas entre os dias 3 e 6 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.