Putin telefona para Lula após cúpula do Alaska
Revista Fórum – É a segunda conversa entre o Planalto e o Kremlin em agosto.
O presidente Lula recebeu um telefonema do chefe de estado da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (18), dois dias depois da Cúpula do Alaska, que definiu as bases para um cessar-fogo entre russos e ucranianos.
O encontro do líder do Kremlin com Donald Trump foi o maior passo diplomático até o momento para o fim do conflito que se estende desde fevereiro de 2022.
Em 9 de agosto, Putin telefonou para Lula para conversar sobre a Cúpula do Alaska. Desta vez, foi o brasileiro que discou para o Kremlin para conversar sobre o desenrolar das conversas.
O Brasil tem sido alvo de ataques tarifários e sanções dos EUA, que aplicaram a chamada Lei Magitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, além da revogação de vistos de outros ministros do STF e de autoridades do Ministério da Saúde por conta do programa Mais Médicos.
De acordo com comunicado oficial da presidência da República, Putin “compartilhou informações sobre sua reunião com o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, no Alasca, em 15 de agosto, que avaliou como positiva” e “reconheceu o envolvimento do Brasil com o Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China”.
O presidente Lula tem articulado uma defesa das instituições e da economia brasileira junto aos parceiros dos BRICS, assinando acordos estratégicos de cooperação com Rússia e China, além de promover uma aproximação econômica com a Índia após Nova Délhi também ser atingida por ataques dos EUA.