4 de setembro de 2025
DestaquesGeralPolítica

Crise política pega Fufuca, pré-candidato ao Senado

Por Raimundo Borges

O Imparcial – Por ação direta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que de uma hora para outra assumiu o bolsonarismo em plena tensão do julgamento de Jair Bolsonaro e do núcleo crucial da trama golpista, a Federação PP/União Brasil autorizou seus ministros a abandonarem o governo Lula.

O movimento, classificado pelo líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, como nova tentativa de golpe, provoca enorme repercussão no Congresso, em sua relação com o governo petista, e alcança o ministro André Fufuca (Esportes), pré-candidato a senador em 2026, no grupo liderado pelo governador Carlos Brandão.

O PP é presidido no Maranhão por Fufuca, deputado licenciado da Câmara, com excelente relação com o presidente Lula, além de influente na bancada federal. Ele já vinha sendo pressionado a deixar o Ministério do Esporte, mas agora os líderes da federação decidiram que todos os filiados devem entregar os cargos no governo em 30 dias.

A decisão atinge os ministros André Fufuca e seu colega do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA). A ordem é draconiana. Em caso de descumprimento, haverá afastamento do partido. Se persistir no cargo, será expulso, conforme determina o estatuto da legenda.

Fufuca aparece com real chance na disputa de uma das vagas ao Senado, em tabelinha com o senador Weverton Rocha (PDT), candidato à reeleição na futura chapa liderada por Orleans Brandão, do MDB.

O ministro do Esporte decidiu disputar o Senado depois que o governador Carlos Brandão anunciou que vai permanecer no governo até o fim do mandato e lutar pela eleição do sobrinho e secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. Em nota, a assessoria de Fufuca informou que ele continua no cargo, dando prioridade à agenda estabelecida por Lula: “Transformar o esporte em uma ferramenta de inclusão social que garanta a todos os brasileiros o acesso às práticas esportivas”.

O que chamou a atenção na mudança de posição da Federação PP/UB foi ter ocorrido na esteira do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), simultaneamente embutida no pacote de pressões do Centrão por anistia aos golpistas.

Os caciques dos dois partidos – Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (UB) – se reuniram na terça-feira com Fufuca, na sede do União Brasil, para dar a ordem de desembarque do governo. Nogueira sempre foi contra a ida de Fufuca para a equipe do presidente Lula, mas foi vencido pela posição firme do deputado maranhense, que de imediato ganhou a confiança do chefe do Executivo.

Desde sua eleição a deputado estadual em 2010, ainda estudante de Medicina, André Fufuca Dantas, com apenas 21 anos, tornou-se o deputado mais jovem do Brasil. Em 2014, foi eleito deputado federal e reeleito em 2018 e 2022. Em 2015, tornou-se também o mais jovem coordenador de bancada na história da Câmara.

Em 2016, votou a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, como filiado ao PEN. Em 2017, chegou a presidir a Câmara como 2º vice-presidente durante a viagem de Michel Temer à China. Rodrigo Maia assumiu a Presidência da República e o 1º vice também viajou. Dessa forma, Fufuca teve uma carreira meteórica para um político tão jovem e do interior – filho de Santa Inês.

Ele disse que vai continuar no cargo, no momento em que Tarcísio de Freitas decidiu se assumir como pré-candidato presidencial da direita bolsonarista. Pressiona o Centrão para aprovar a anistia aos golpistas, enfrentar o STF e seguir a cartilha de Donald Trump.

Falta saber se ele combinou com o clã Bolsonaro o alijamento do “mito” das eleições de 2026, caso a tal anistia seja aprovada a toque de caixa. Porém, o STF deve dar a palavra final sobre essa afronta à democracia. A articulação de Nogueira acontece no momento em que 93% dos comentários nas redes sociais rejeitam a anistia, assim como 35% da imprensa a classificam como afronta ao Estado de Direito. E repetem a ideia: “inocente pede justiça, culpado pede anistia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *