No Reino Unido, Padilha mostra como o sistema de saúde inglês se inspira no SUS
Revista Fórum – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, renovou nesta quinta-feira (9) a cooperação entre o Brasil e o National Health Service (NHS), o sistema público de saúde do Reino Unido. O acordo prevê troca de experiências em atenção primária, inovação tecnológica e políticas de igualdade racial.
A parceria também inclui ações conjuntas em áreas como mudanças climáticas, prevenção de pandemias e saúde digital. Projetos-piloto em bairros de Londres já aplicam práticas inspiradas nos agentes comunitários do SUS, com resultados que despertaram interesse em expandir o modelo para outras regiões da Inglaterra.
Após a assinatura do documento com o subsecretário britânico Zubir Ahmed, Padilha publicou um vídeo nas redes sociais, destacando a reciprocidade entre os dois sistemas.
“O SUS está dando aula para o irmão mais velho”
“O NHS é como um irmão mais velho. Quando criamos o nosso sistema público de saúde, nos inspiramos na luta dos trabalhadores ingleses depois da Segunda Guerra Mundial. Agora, 35 anos depois, o SUS é quem está dando aula para o irmão mais velho”, afirmou o ministro.
No vídeo, gravado em frente a uma unidade de saúde britânica, Padilha destacou a atuação dos Community Health Workers, profissionais inspirados nos agentes comunitários brasileiros. “Eles, como os nossos ACS, estão nas casas, nos bairros, cuidando das pessoas e reduzindo mortalidade e internações.”
Segundo o ministro, a colaboração entre os dois países busca fortalecer políticas de prevenção e antecipar desafios futuros em saúde pública. A comitiva brasileira também visitará centros de inovação e saúde digital em Londres, com foco em novas parcerias para vacinas, medicamentos e inteligência artificial aplicada ao SUS.
O SUS tem um irmão mais velho? Vem conhecer essa história! pic.twitter.com/WTOWOskeUA
— Alexandre Padilha (@padilhando) October 10, 2025