16 de outubro de 2025
DestaquesEconomiaGeral

FIEMA e SICAM promovem fórum contra o trabalho escravo no Baixo Parnaíba

Fiema – Evento em Urbano Santos reúne lideranças e debate práticas sustentáveis no setor florestal

URBANO SANTOS – O Sindicato da Indústria de Transformação de Florestas e Reflorestamento para Produção de Celulose e Carvão Vegetal dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins (SICAM) realizou, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), o Fórum Regional do Baixo Parnaíba contra o Trabalho Escravo, em Urbano Santos. A iniciativa integra o Projeto Inova Indústria, promovido pela FIEMA, por meio do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), com o apoio do SEBRAE-MA e execução do Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL-MA).

O encontro contou também com o apoio do Centro das Indústrias do Maranhão (CIEMA) e da Aço Verde do Brasil (AVB), reunindo autoridades, representantes do setor produtivo, trabalhadores e instituições comprometidas com o desenvolvimento responsável e sustentável. O evento se consolidou como um importante espaço de diálogo e reflexão sobre o combate à exploração nas cadeias produtivas do setor de carvão vegetal.

Durante o fórum, o procurador do Trabalho, Rafael Mondego Figueiredo, destacou a necessidade de fortalecer ações de prevenção e enfrentamento ao trabalho escravo, com foco em estratégias específicas para o Baixo Parnaíba.

A presidente do SICAM, Bruna Fernandes, ressaltou a relevância da pauta e o papel do sindicato na mobilização do setor. “É uma alegria imensa ver um tema tão essencial ganhando força e relevância. Saber que o SICAM está à frente dessa discussão, promovendo debates e construindo soluções, é motivo de orgulho e esperança”, afirmou.

O Projeto Inova Indústria busca promover o desenvolvimento econômico regional, estimulando a competitividade e a sustentabilidade dos negócios locais. A iniciativa integra esforços do Sistema FIEMA e do SEBRAE, com foco em qualificação técnica, gestão, inovação e promoção comercial. A meta é aumentar em 12% o faturamento e em 16% a produtividade média das empresas participantes até dezembro de 2025.

Estiveram presentes no Fórum o prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros, o procurador do município, Dênis Amauri, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carvão Vegetal do Estado do Pará, Valdemir Soares, além de representantes de empresas associadas ao SICAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *