17 de outubro de 2025
DestaquesGeralPolítica

BASTIDORES | ORA PÍLULAS!

Marcelo Tavares, conselheiro do TCE-MA

Para pra acertar (1)
O TCE-MA mandou suspender o edital da Prefeitura de Bom Jardim para reformas de prédios escolares. Motivo: falta de informações básicas, como identificação dos prédios, localização, tipo de serviço e condições estruturais dos imóveis. O edital também não inclui projeto técnico detalhado, planilhas de custo ou cronograma de execução — nem de entrega dos serviços. Por essas e outras, o conselheiro Marcelo Tavares, do TCE, suspendeu o edital, que prevê contrato de R$ 22,9 milhões.


Para pra acertar (2)
São tantas as irregularidades e inconsistências graves para tanto dinheiro que não restou outra atitude ao TCE, antes que o pior aconteça. São falhas técnicas e exigências abusivas que podem levar qualquer leigo a imaginar que a prefeita Cristianne Varão ou tem uma equipe de péssima qualidade, ou a licitação pode ser vista como direcionada. Se a administração municipal publica um edital fajuto, é sinal de que outras ações também podem ocorrer à revelia da transparência, da competência e do respeito ao dinheiro público.


Trump x Maduro: de troca de ameaças a bombardeio de barco e envio de caças, entenda escalada de tensãoCrise na vizinhança (1)
Na Venezuela, o presidente-ditador Nicolás Maduro enfrenta a ira do presidente americano Donald Trump, que colocou a CIA para atuar dentro do país vizinho ao Brasil e anunciou ao mundo, com o propósito de derrubá-lo. É o primeiro caso em que o serviço secreto é posto dentro de um Estado independente por outro Estado, e o presidente faz publicidade das ações. Autêntico reality show de arapongagem.


Pressão pesada (1)
Dois pedidos de impeachment foram apresentados no Senado contra os ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes. Os dois magistrados já acumulam uma coleção desse tipo de proposta de deputados e senadores. São vários pedidos do gênero, mas nenhum chegou a ser colocado em pauta.

Pressão pesada (2)
A decisão de colocar os pedidos na pauta é do senador Davi Alcolumbre (UB), que já recebeu outros pedidos semelhantes e, até aqui, não tem demonstrado disposição em avançar com o assunto. O senador Eduardo Girão (Novo-CE) defende o afastamento de Dino sob o argumento de “participação em eventos políticos, violação à liberdade de expressão e conflito de interesses”. O ministro permanece calado.


Pressão pesada (3)
O curioso é que os parlamentares que vêm insistindo em punir os ministros do STF com impeachment por aplicarem a lei sobre ações da PGR contra os envolvidos na trama golpista são os mesmos que estão em guerra no Congresso para perdoar os que tentaram melar as eleições, seus resultados em 2022 e implodir a democracia brasileira. Por isso foram condenados pelos magistrados alvos da ira dos bolsonaristas.


MPF pede a suspensão de parte de obra da nova Avenida Litorânea por danos ambientais — Foto: Divulgação/MPFAgora lascou (1)
O Ministério Público Federal (MPF) propôs ação civil pública, com pedido urgente, para suspender imediatamente as obras na área de falésia (relevo), uma área de preservação permanente (APP), localizada na praia do Olho D’Água, em São Luís (MA). A obra faz parte da extensão do prolongamento da Avenida Litorânea, chamado de Avenida Atlântica, entre as praias Olho D’Água e Araçagi, realizada pelo governo federal em parceria com o Estado.


Agora lascou (2)
A ação foi proposta na Justiça Federal contra o Estado do Maranhão em razão de supostas irregularidades nas obras à beira-mar, com previsão para serem concluídas antes da passagem do ano de 2025. O trecho da avenida fica em parte em São Luís e em parte em São José de Ribamar (MA). A construção ultrapassa as autorizações concedidas pela União e as previsões do licenciamento ambiental, segundo o MPF.


Questão bíblica (1)
A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) não gostou nem um pouco de comentário feito pelo ministro do STF, referindo-se a passagens da Bíblia, o que ele faz com muita frequência. Dino abordou no STF a inclusão de conteúdos sobre ideologia de gênero e orientação sexual nas escolas públicas.


Questão bíblica (2)
Na defesa da pluralidade dos arranjos familiares, Dino fez analogia com a Bíblia ao afirmar que as escrituras não descrevem apenas modelos de “famílias tradicionais”. E acrescentou: “Bastaria uma leitura atenta das sagradas escrituras para identificar o quão desconforme é esse raciocínio com a realidade”. Por sua vez, a deputada contestou ponto por ponto, na visão evangélica, sobre o que a abordagem bíblica relacionada a esse tema sensível e controverso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *