20 de outubro de 2025
DestaquesGeralPolítica

Lula confirma Boulos na Secretaria-Geral da Presidência

Revista Fórum – O parlamentar substituirá Márcio Macêdo à frente da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como ministro da Secretaria-Geral da Presidência, substituindo Márcio Macêdo. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União (DOU) da terça-feira (21).

“Convidei o deputado Guilherme Boulos para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele vai substituir o companheiro Márcio Macêdo na função, a quem agradeço por todo o trabalho realizado para a ampliação e o fortalecimento da participação social em nosso governo. A nomeação de Boulos sai amanhã no Diário Oficial”, declarou Lula por meio de suas redes sociais.

A Fórum havia apurado mais cedo que a indicação de Boulos à vaga de Macêdo se daria ainda nesta segunda, antes do presidente viajar para Ásia, e depois da reunião com Macêdo. Essa movimentação, de alçar Boulos a ministro, tem sido articulada desde o começo do ano, mas não havia se confirmado. Agora, contudo, é para valer: a confirmação veio por volta das 19h50.

A presidente presidenta nacional do PSOL, Paula Coradi, celebrou a indicação de Boulos ao cargo, e considerou que o parlamentar tem muito a acrescentar principalmente no que diz respeito a mobilizações sociais em agendas governamentais.

“Boulos é um militante político, líder de um movimento social muito relevante, que sempre apostou na mobilização popular como instrumento de transformação social. Sua entrada no ministério irá contribuir para organizar novas mobilizações sociais a favor da agenda que interessa ao povo brasileiro e contra as ofensivas da extrema-direita e do Centrão”, afirmou Coradi.

Ainda não há um martelo batido sobre onde Macêdo estará, mas espera-se que ele seja realocado para outros cargos dentro do governo. Além disso, o presidente Lula possuía uma reunião com Macêdo no Planalto por volta das 18h nesta segunda (20). Essa reunião durou quase duas horas, quando o nome de Boulos foi oficializado.

O nome de Boulos surge em um momento de pré corrida eleitoral de 2026, com forte oposição no Congresso Nacional referente a pautas sociais e de taxação dos super ricos. No próximo ano, ao menos 10 ministros do governo devem deixar seus cargos para concorrer nas eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *