24 de outubro de 2025
DestaquesGeralPolítica

BASTIDORES | ORA PÍLULAS!

Abrindo o jogo (1)
Pela assessoria, o ministro Flávio Dino informou que, desde 2024, quando assumiu o cargo no Supremo Tribunal Federal, “virou a chave” da política e passou a se manifestar apenas em sessões do STF e nos autos processuais dos quais é relator. Seja como for, a sombra do ex-governador do Maranhão continua a rondar a política. Até o presidente Lula o descartou das especulações como eventual candidato presidencial em 2026.

Abrindo o jogo (2)
Lula abriu o jogo político bem longe de Brasília, em Jacarta, capital da Indonésia, onde anunciou a disposição de concorrer ao quarto mandato em 2026. Ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto (Partido Gerindra, direita), Lula afirmou que, apesar da proximidade dos 80 anos, sente a energia de 30. Será?

Passado e futuro
É tudo muito estranho quando se observa, tanto pelas bordas quanto pelo miolo, a crise política que arrastou o grupo do poder maranhense, desde 2014, para a situação irreversível de hoje. Mesmo sendo relativas às eleições municipais de 2024, as gravações de áudios e mensagens de texto que incendiaram a relação entre dinistas e brandonistas acabaram sendo usadas no contexto das próximas eleições gerais de 2026.

Passado e futuro (2)
O que é pior: tudo veio à tona pelas mãos incendiárias do bolsonarista convicto Yglésio Moises, circunstancialmente opositor de Brandão na Alema e inimigo ideológico de Flávio Dino. Depois de seu discurso na Alema, na terça-feira, com a exibição de vídeos e prints de conversas gravadas clandestinamente de petistas e comunistas aliados de Flávio Dino, o balão da crise espocou.

Aparência engana
Aparentando não ter nada a ver com isso, mas sabendo que o tema lhe interessa por inteiro, boa parte do PT maranhense assiste à distância — mas preocupada — à crise política que envolve o vice-presidente nacional da legenda, deputado Rubens Júnior, e o vice-governador Felipe Camarão.

CNH de graça
Pelas redes sociais, o governador Carlos Brandão (sem partido) anunciou a prorrogação do prazo de inscrição no programa “CNH Social” até 1º de novembro, para quem se interessar em obter a CNH gratuita. Mais de 300 mil pessoas já se inscreveram. Em um estado em que milhares de motoristas e motoqueiros rodam sem habilitação, o programa é mais do que oportuno, pelo seu enorme alcance social.

Antecipada
O próximo mandato da Mesa Diretora da Câmara de São Luís começará em fevereiro de 2027, mas a disputa pela presidência já está tinindo entre os vereadores Beto Castro (Avante), apoiado pelo atual presidente Paulo Victor, e Marquinhos (União Brasil), tudo indica, com o apoio do prefeito Eduardo Braide (PSD).

Alarme
Depois que o governador Carlos Brandão anunciou que vai ficar até o fim do mandato para tentar eleger o sobrinho Orleans Brandão (MDB), o jogo político, que já era pesado, virou um pedregulho. Até a questão sensível da segurança pública ganhou amplo espaço nas redes sociais, com a propagação de fake news a torto e a direito, para disseminar pavor na população das periferias sobre supostos confrontos de facções.

Sem oficializar
O PT continua com suas secretarias no governo Brandão (Trabalho, Direitos Humanos e Representação do Maranhão em Brasília), além de vários cargos de adjunto e postos intermediários. Os secretários Rubens Pereira, pai do deputado petista, e Robson Paz, ligado ao deputado Márcio Jerry (PCdoB), pediram demissão, mas, até ontem, nada constava no Diário Oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *