28 de outubro de 2025
DestaquesGeralPolítica

Após encontro entre Lula e Trump, Brasil e EUA abrem primeira rodada de negociações sobre tarifas

Revista Fórum – Primeira reunião ocorreu na Malásia e abriu caminho para novas rodadas em Washington nas próximas semanas.

As delegações do Brasil e dos Estados Unidos deram início, nesta segunda-feira (27), em Kuala Lumpur, na Malásia, às negociações sobre o tarifaço imposto pelo governo norte-americano a produtos brasileiros. A reunião marca o primeiro passo concreto após o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizado no domingo (26), na mesma cidade.

O encontro técnico contou, pelo lado brasileiro, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Rosa; e o assessor da Presidência, embaixador Audo Faleiro. Representando os Estados Unidos, participaram o representante comercial (USTR), Jamieson Greer, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Uma imagem da primeira reunião de negociação entre Brasil e EUA foi divulgada pelo Itamaraty na noite desta segunda. 

Segundo o chanceler Mauro Vieira, o objetivo é definir um cronograma de trabalho e abrir caminho para reduzir ou eliminar as tarifas de até 50% aplicadas pelos Estados Unidos sobre uma série de produtos brasileiros. “Esse será o primeiro passo do processo negociador, o encontro com os três membros da delegação americana […]. E vamos estabelecer um cronograma de negociação e estabelecer os setores sobre os quais vamos conversar para que possamos avançar”, afirmou Vieira.

O ministro também destacou que o Brasil pedirá a suspensão temporária das tarifas enquanto as conversas avançam. “Esperamos em pouco tempo agora, em algumas semanas, concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil”, disse o chanceler, acrescentando que Lula está disposto a discutir “todos os setores e áreas de comércio bilateral, e também sobre a questão de minerais críticos e terras raras”.

Washington será próxima etapa

De acordo com o Itamaraty, as delegações concordaram que a próxima rodada de negociações ocorrerá em Washington, possivelmente na primeira semana de novembro. A comitiva brasileira deve ser liderada pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio) e o próprio Mauro Vieira.

Após o encontro entre as equipes, Lula manifestou otimismo com a retomada do diálogo. “Eu estou convencido de que em poucos dias nós teremos uma solução definitiva sabe entre os Estados Unidos e Brasil. É assim que eu volto para o Brasil: satisfeito e certo que tudo vai dar certo para o povo brasileiro”, afirmou o presidente.

Trump também comentou a reunião, adotando um tom positivo. “Tivemos uma ótima reunião. Vamos ver o que acontece. Não sei se alguma coisa vai acontecer, mas veremos. Eles gostariam de fechar um acordo. Vamos ver. No momento, eles estão pagando, eu acho, 50% de tarifa. Mas tivemos uma ótima reunião”, declarou o republicano antes de seguir viagem ao Japão.

Trump sobre Lula: “Um homem vigoroso”

Após a “ótima” reunião na Malásia, o presidente Donald Trump demonstrou, a bordo do Air Force One a caminho dos EUA, a química com Lula e parabenizou o presidente brasileiro, que completa 80 anos nesta segunda-feira (27).

“Quero desejar ao presidente feliz aniversário. Ele é um cara muito vigoroso e fiquei muito impressionado. Hoje é aniversário dele, então, feliz aniversário. Poderia avisá-lo, por favor?”, afirmou Trump a bordo do avião presidencial a jornalistas que perguntaram sobre o encontro entre os dois presidentes.

Trump foi indagado sobre a reunião com Lula logo no início da conversa com os jornalistas, que teve o áudio divulgado pela Casa Branca no Youtube.

“Tivemos uma boa reunião. Vamos ver o que acontece. Eles gostariam de fechar um acordo. No momento, eles estão pagando 50% de tarifa. Mas tivemos uma ótima reunião”, afirmou Trump, antes de desejar os parabéns pelos 80 anos do presidente brasileiro.

Nas redes sociais, a Casa Branca publicou elogios de Trump a Lula, que foram replicados pelo perfil oficial da Embaixada dos EUA no Brasil.

“É uma grande honra estar ao lado do presidente do Brasil. Acredito que poderemos fazer bons acordos para ambos os países. Sempre mantivemos uma boa relação, acredito que ela continuará”, diz a frase de Trump destacada na publicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *