Deputada peruana é investigada por mandar assessor cortar suas unhas dos pés
DCM – O Congresso do Peru abriu uma investigação contra a deputada Lucinda Vásquez após a divulgação de uma foto em que ela aparece deitada no gabinete, falando ao telefone enquanto um assessor corta as unhas de seus pés.
A imagem, registrada em novembro de 2024 e revelada pelo programa “Cuarto Poder”, viralizou nas redes sociais e rendeu à parlamentar o apelido de “a congressista corta-unhas”. A Comissão de Ética do Parlamento aprovou nesta segunda (3) a abertura do processo por falta de decoro.
“Por maioria, a Comissão de Ética aprovou a denúncia de ofício que permitirá iniciar as investigações correspondentes sobre os fatos que envolvem a congressista Lucinda Vásquez”, informou o órgão. Se considerada culpada, ela pode ser suspensa por até 120 dias sem salário.
Vásquez negou ter humilhado subordinados e afirmou que a foto foi divulgada por vingança de ex-colaboradores. “Não tenho problema com a investigação. Quero esclarecer tudo e mostrar que não houve falta de respeito”, declarou. O episódio ocorre em meio a forte instabilidade política no país: em outubro, o Congresso destituiu a presidente Dina Boluarte e empossou o então chefe do Parlamento, José Jerí.
