BASTIDORES | ORA PÍLULAS!
Jogo intrincado (1)
Assim como foi surpresa, nos meios políticos, a retirada do PSB maranhense das mãos do governador Carlos Brandão e a entrega à senadora Ana Paula Lobato, também não foi diferente a ocupação do diretório regional do Solidariedade pelo ex-prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio. Por coincidência, ele substitui Flávia Alves, irmã do deputado Othelino Neto, marido da senadora Ana Paula, que, em 2020, foi eleita, no PDT, vice-prefeita de Pinheiro na chapa de Luciano Genésio.

Jogo intrincado (2)
Luciano Genésio assumiu o SD em ato realizado em Brasília pela cúpula da Federação Solidariedade-PRD. No Maranhão, o PRD é comandado pelo deputado licenciado Junior Marreca, secretário de Indústria e Comércio do governo Carlos Brandão. Genésio agradeceu ao ministro dos Esportes, André Fufuca, deputado federal do PP, legenda pela qual ele foi eleito, em 2016, prefeito de Pinheiro e reeleito em 2020.
Jogo intrincado (3)
Enquanto o PSB ganhou uma senadora e perdeu um governador, tanto Carlos Brandão quanto seus seguidores esperam a janela partidária em 2026 para definir o próximo partido. Os brandonistas estão distribuídos entre PV, PT, PCdoB, MDB, Solidariedade, PSDB e Podemos. O mais provável é que o governador e seu grupo acabem no MDB, presidido, no Maranhão, pelo seu irmão Marcus Brandão.
Garimpando (1)
O prefeito de Centro Novo do Maranhão (MA), Joedson Almeida dos Santos, conhecido como “Júnior Garimpeiro” (PSDB), foi preso em flagrante transportando sacos com minério e resquícios de ouro, nessa quarta-feira (12), em Confresa, a 1.160 km de Cuiabá (MT). Além dele, também foram presos outros dois homens, de 21 e 23 anos, e uma mulher de 21 anos.
Garimpando (2)
É aquela velha história: garimpeiro uma vez, garimpeiro sempre. O prefeito Joedson Almeida e os demais suspeitos passam a ser investigados pelo crime de exploração ilegal de minérios. A PM verificou ainda que o alcaide já enfrentou processos criminais por usurpação de bens da União na extração ilegal de minérios. E não é pirita, ouro de tolo, mas ouro de verdade.
Estudo do mar (1)
Pouca gente sabe, mas a Universidade Federal do Maranhão possui o navio oceanógrafo “Ciência do Mar II”, operando na Margem Equatorial, com seu laboratório de pesquisa flutuante, como suporte aos cursos de Oceanografia e Engenharia de Pesca. Em meio ao intenso debate na Cop30, em Belém (PA), o “Ciência do Mar II” está na capital paraense, mostrando não apenas detalhes da bacia oceânica na Margem Equatorial, como também estudando eventuais riscos de derramamento de óleo nas perfurações de grandes profundidades, depois que a Petrobras recebeu licença do Ibama para pesquisar a região. Várias empresas internacionais e brasileiras estão perfurando o fundo do mar em busca do ouro preto.
Estudo do mar (2)
Desde 2018, o laboratório flutuante da UFMA está operando com tecnologia de última geração, tanto para aulas práticas quanto para pesquisas científicas. Permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Possui equipamentos de hidroacústica, pesca, geologia, coleta de dados e processamento de amostras. O navio já produziu pesquisas no mar sobre baleias, aves, golfinhos, peixes e invertebrados.
Decisão judicial
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, determinou a reintegração da candidata Lays Lopes Carneiro Barcelos no concurso de provas objetiva, dissertativa, oral e de capacidade física para a carreira de delegada de Polícia Civil. Ela foi eliminada porque o marido tem condenação por tráfico de drogas. Até o STF julgar o caso definitivamente, a candidata está habilitada. “Em uma análise preliminar, a eliminação parece violar os princípios da presunção de inocência, da individualização da pena e da intranscendência da sanção penal”, escreveu Dino na decisão.
