Mais de 20 ministros devem sair do governo para disputar eleições; veja as pretensões
G1 – Ministros devem deixar o governo nos próximos meses. Governo busca ampliar a base aliada no Congresso Nacional em um eventual quarto mandato de Lula.

Com a proximidade do início oficial da campanha eleitoral de 2026, ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começam a planejar estratégias e traçar objetivos eleitorais para as próximas eleições. (veja a lista abaixo)
Ao menos 20 ministros devem sair do governo nos próximos meses. Entre eles estão o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT); a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
🗓️ Pela legislação eleitoral brasileira, ministros que desejam disputar eleições precisam se desincompatibilizar — ou seja, deixar seus cargos oficiais — até seis meses antes da votação, 4 de abril.
O governo busca ampliar a base aliada no Congresso Nacional em um eventual quarto mandato de Lula.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (19) que tem conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre seu futuro político e eventual candidatura nas eleições deste ano.
Haddad afirmou que não pretende se candidatar para o pleito de outubro, mas não descartou a possibilidade de participar da disputa. O PT tem defendido que ele concorra ao governo de São Paulo. Outra possibilidade seria tentar uma vaga no Senado.
Disputa no Senado
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, deve concorrer a uma vaga no Senado pelo Paraná.
