4 de fevereiro de 2026
CulturaGeralJudiciário

Ricardo Duailibe é eleito presidente do TJ-MA e José Gonçalo Filho, corregedor-geral

O desembargador Ricardo Duailibe foi eleito nesta terça-feira presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Ele venceu a disputa interna ao obter 19 votos, contra 14 votos dados ao desembargador José Luiz Almeida, em sessão que definiu a nova cúpula do Judiciário maranhense.

A eleição foi marcada por forte mobilização entre os membros da Corte e refletiu a divisão de opiniões em torno dos projetos apresentados pelos candidatos para a condução do tribunal. Com a vitória, Duailibe assume a presidência com o desafio de fortalecer a gestão administrativa, dar celeridade aos processos e ampliar o acesso da população à Justiça.

Dando continuidade à definição da nova cúpula do Judiciário maranhense, o desembargador Gervásio Protásio foi eleito vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) na mesma sessão desta terça-feira. Ele obteve 19 votos, repetindo a mesma votação do presidente eleito, Ricardo Duailibe.

O desembargador Tyrone ficou em segundo lugar na disputa, com 14 votos, em um cenário que novamente evidenciou a divisão equilibrada entre os membros da Corte.

Com o resultado, Ricardo Duailibe e Gervásio Protásio passam a compor a principal linha de comando do TJMA, assumindo a responsabilidade de conduzir o tribunal no próximo biênio.

A posse da nova direção do TJMA deve ocorrer em abril, iniciando oficialmente o novo ciclo administrativo do tribunal.

O desembargador José Gonçalo Filho foi eleito, nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, o novo corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), passando a integrar a mesa diretora da Corte para o biênio 2026/2028.

José Gonçalo Filho é eleito corregedor-geral do TJMA para o biênio 2026/2028

José Gonçalo obteve 20 votos e o desembargador Raimundo Barros, teve 13 votos. Com a escolha, José Gonçalo Filho compõe a nova cúpula administrativa do Judiciário maranhense ao lado do desembargador Ricardo Duailibe, eleito presidente do TJMA, e de Gervásio Protásio, que assumirá a vice-presidência.

A definição da mesa diretora ocorreu durante sessão administrativa do Tribunal, marcando o início de um novo ciclo de gestão, com foco no fortalecimento institucional, na modernização dos serviços judiciais e no aprimoramento da prestação jurisdicional à sociedade maranhense.

A posse dos novos dirigentes está prevista para o mês de abril, quando terão início oficialmente os trabalhos da nova administração do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *