9 de fevereiro de 2026
DestaquesGeralPolítica

Lula tem ao menos 8 pontos de vantagem sobre Flávio Bolsonaro, diz pesquisa Real Time Big Data

DCM – No principal cenário, Lula marca 39% contra 30% de Flávio, uma vantagem de 9 pontos percentuais. Ratinho vem em terceiro com 10%.

Pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (9), revela que Lula tem ao menos 8 pontos de vantagem sobre Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em três cenários de primeiro turno analisados pelo instituto entre nos dias 6 e 7 de fevereiro.

Na pesquisa espontânea, onde não são citados os nomes dos pré-candidatos, Lula é citado por 28% dos entrevistados, seguido de Flávio, com 14% de menções, e de Jair Bolsonaro (PL), preso e inelegível, que foi lembrado por 6%. Em seguida aparecem Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e Ratinho Jr. (PSD), com 2% cada. Ciro Gomes (PSDB) e Romeu Zema (Novo) marcam 1%.

Lula lidera todos os 3 cenários nas pesquisas estimuladas, quando são mostrados os nomes dos postulantes ao Planalto.

No principal, Lula marca 39% contra 30% de Flávio, uma vantagem de 9 pontos percentuais. Ratinho vem em terceiro com 10%, seguido de Zema (3%) e Aldo Rebelo (DC), com 2%. Renan Santos (Missão), do MBL, tem 1%. Brancos e nulos são 7% e indecisos 8%.

Em um segundo cenário, o presidente tem 40% contra 32% do filho “01” de Bolsonaro. Eduardo Leite (PSD) aparece com 5%, Zema com 4%, Rebelo com 3% e Santos com 1%. Brancos e nulos são 7% e indecisos 8%.

Lula supera Flávio pelo menos placar no terceiro cenário, que tem Ronaldo Caiado (PSD) em terceiro com 6%. Zema tem 4%, Rebelo 2% e Santos 1%. Brancos e nulos são 7% e indecisos 8%.

Flávio só supera Lula na rejeição: 49% dizem que conhecem e não votariam no filho de Bolsonaro – índice 1 ponto acima do presidente. Outros 18% dizem estar decididos em votar no senador. Em relação a Lula, 33% dizem que já estão decididos a reelegê-lo para o quarto mandato.

A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 2.000 eleitores em todo o território nacional por meio de entrevista presencial. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos do próprio instituto e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-06428/2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *