13 de fevereiro de 2026
DestaquesGeralPolítica

Universidade negra dos EUA é alvo de ataque a tiros com 2 alunos mortos

DCM – Pelo menos duas pessoas morreram e uma ficou ferida em um ataque a tiros registrado na noite da última quinta-feira (12) em um dormitório da Universidade Estadual da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. O ataque ocorreu dentro do campus da instituição pública historicamente negra, localizada na cidade de Orangeburg, e levou à mobilização de forças de segurança locais e estaduais.

Em comunicado oficial, a universidade informou que pediu apoio às autoridades para apurar o caso. “As autoridades da Universidade Estadual da Carolina do Sul solicitaram à Divisão Estadual de Aplicação da Lei (SLED) que investigasse um tiroteio no campus que deixou duas pessoas mortas e uma ferida”, declarou a instituição.

Investigadores da SLED foram enviados ao local e iniciaram as diligências ainda durante a noite. Até o momento, não há informações sobre a identidade do atirador ou a motivação do crime.

Os disparos foram registrados por volta das 21h15 no horário local, dentro de uma residência estudantil. Após o ataque, o campus foi isolado e permanece sob vigilância de agentes de segurança da universidade, do Departamento de Segurança Pública da cidade e do escritório do xerife do condado de Orangeburg. As identidades das vítimas não foram divulgadas, nem o estado de saúde da pessoa ferida.

Carro de polícia dentro do campus da Universidade Estadual da Carolina do Sul. Foto: reprodução

Em razão do episódio, as aulas desta sexta-feira foram canceladas e atividades acadêmicas suspensas. Autoridades pediram que estudantes e funcionários evitem a área até que a investigação avance. O isolamento do campus busca preservar provas e garantir a segurança da comunidade universitária.

Fundada em 1896, a Universidade Estadual da Carolina do Sul atende mais de 3.000 estudantes e é reconhecida como uma instituição historicamente negra. A maioria dos alunos de graduação é composta por afrodescendentes. A universidade oferece cursos de bacharelado, mestrado e doutorado em áreas como administração, educação, ciências aplicadas e liderança educacional.

Além das atividades acadêmicas, a instituição possui tradição esportiva com as equipes conhecidas como Bulldogs, que competem na Divisão I da NCAA, incluindo o futebol americano na Football Championship Subdivision. O campus fica a cerca de 80 quilômetros ao sul de Columbia, capital do estado.

Leia a nota da Universidade Estadual de Carolina do Sul:

As autoridades da Universidade Estadual da Carolina do Sul, na quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, solicitaram à Divisão Estadual de Aplicação da Lei (SLED) que investigasse um tiroteio no campus que deixou duas pessoas mortas e uma ferida.

A universidade decretou lockdown (bloqueio total) no campus por volta das 21h15 de quinta-feira, após um relato de tiroteio em um apartamento no complexo residencial estudantil Hugine Suites. Investigadores da SLED estão no local e investigando ativamente.

As autoridades da universidade ainda não confirmaram as identidades das vítimas nem o estado de saúde da pessoa ferida.

O campus permanece em lockdown. O Departamento de Segurança Pública da universidade está sendo auxiliado pelo Departamento de Segurança Pública de Orangeburg e pelo Escritório do Xerife do Condado de Orangeburg no patrulhamento dentro e ao redor do campus.

As aulas de sexta-feira foram canceladas. Conselheiros estão disponíveis para os estudantes.

Comunicado da Universidade Estadual da Carolina do Sul, nos EUA. Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *