26 de março de 2026
DestaquesGeralPolítica

Israel diz que matou comandante iraniano que fechou Estreito de Ormuz

DCM – O comandante da Marinha da Guarda Revolucionária do Irã, Alireza Tangsiri, foi morto em um bombardeio realizado por Israel nesta quinta-feira (26), segundo fontes militares ouvidas por veículos de imprensa israelenses. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal “Times of Israel” e confirmada pelo ministro da Defesa israelense, Israel Katz.

“Na noite passada, em uma operação precisa e letal, o Exército eliminou o comandante da Marinha da Guarda Revolucionária, Tangsiri, ao lado de outros oficiais do comando naval”, declarou. “O homem diretamente responsável pela operação terrorista de instalação de minas e bloqueio do Estreito de Ormuz para a navegação foi explodido e eliminado”.

Tangsiri foi atingido em um ataque na cidade de Bandar Abbas, no sul do Irã. Ele era apontado como o responsável pela execução do fechamento do Estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais estratégicas do mundo, por onde passa cerca de 20% do petróleo global. O bloqueio da região, que já dura quase um mês, ocorre em meio à escalada do conflito envolvendo Irã, Estados Unidos e Israel.

Segundo autoridades militares citadas pela imprensa israelense, o comandante desempenhava papel central na restrição da navegação na área. O fechamento do estreito tem provocado forte instabilidade nos preços do petróleo e pressões internacionais pela reabertura da rota.

O governo de Donald Trump chegou a buscar apoio de países europeus e da China para normalizar o fluxo marítimo, mas enfrentou resistência inicial, revertida parcialmente diante da alta do barril.

Navio bombardeado no Estreito de Ormuz. Foto: reprodução

A Guarda Revolucionária iraniana não confirmou a morte de Tangsiri. Caso seja oficializada, a eliminação do comandante se somará a uma sequência de mortes de figuras de alto escalão do regime iraniano desde o início da guerra, no fim de fevereiro. Entre os nomes citados como baixas estão o líder supremo Ali Khamenei e o chefe do Conselho Supremo de Segurança, Ali Larijani.

O Irã sustenta que o Estreito de Ormuz permanece aberto, com restrições direcionadas a países considerados inimigos. “Os demais têm liberdade para passar. Claro que muitos preferem não fazê-lo por questões de segurança. Isso não tem nada a ver conosco”, afirmou Abbas Araghchi, ministro das Relações Exteriores do país, em entrevista ao canal estadunidense MS NOW.

O Estreito de Ormuz é um corredor marítimo entre Irã e Omã que conecta o Golfo Pérsico ao Mar da Arábia. Em seu ponto mais estreito, possui cerca de 33 quilômetros de largura e é considerado um dos principais gargalos energéticos do planeta. Grande parte do petróleo transportado pela rota tem como destino economias dependentes de importação, como China, Japão, Coreia do Sul e países europeus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *