29 de agosto de 2025
DestaquesGeralPolítica

BASTIDORES | ORA PÍLULAS!

Faculdade em Pedrinhas
Você sabia? O sistema penitenciário do Maranhão é o único no Brasil, no complexo de Pedrinhas, em São Luís, com uma faculdade de Serviço Social presencial voltada para as mulheres apenadas. Elas estudam e ganham redução de pena. Chama a atenção o interesse da clientela também pelos cursos profissionalizantes. Existe uma apenada que está cursando mestrado e já trabalha na Defensoria Pública do Maranhão. A informação é da defensora pública Suzana Camillo da Silveira Castelo Branco, do Núcleo de Execução Penal.

Enrolados de gravata (1)
Ao menos dois deputados federais do Maranhão, por coincidência do PL, Josimar do Maranhãozinho e Pastor Gil, foram chamados a depor no Supremo Tribunal Federal (STF), na manhã desta quinta-feira, 28/08, como investigados no esquema de supostos desvios de uma bolada em recursos federais por meio de emendas PIX.

Enrolados de gravata (2)
No começo deste mês, o STF já ouviu as testemunhas de defesa da acusação, como o ex-prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, pivô das acusações contra os parlamentares. Ele contou que em 2020, ao receber o dinheiro federal como prefeito, foi procurado por Josivaldo Cavalcanti, o Pacovan, em busca de sua parte no dinheiro, como lobista. No entanto, em 2024, ele foi misteriosamente assassinado num posto de gasolina de sua propriedade. Um caso muito parecido com o assassinato à bala do deputado federal Davi Alves Silva, em 1998, duas semanas antes das eleições, por um ex-cunhado e homem de sua segurança.

Troca sem troco
Muitos especularam nas redes sociais que o coronel Pitágoras Nunes caiu do comando da Polícia Militar do Maranhão por causa do movimento dos motoboys que paralisaram o trânsito de São Luís terça e quarta-feira, em protesto contra o assassinato do colega de profissão Franklim César, 26. De fato, a substituição de Pitágoras pelo coronel Wallace Amorim se deu na quarta-feira pelo governador Carlos Brandão, mas ele já havia anunciado a mudança antes. Dizem que o senador Weverton Rocha (PDT) sabe tintim por tintim por que Brandão trocou Wallace por Pitágoras.

Esperando alta
O ex-governador José Renaldo, 86, passa por uma significativa melhora na saúde, no hospital em que se encontra internado em Brasília, com acompanhamento também da filha que é médica. Ontem, segundo a assessoria, ele encontrava-se tão disposto que se informava pelos jornais e tomava providências sobre a Secretaria de Planejamento Estratégico do governo Brandão.

Esperando Bolsonaro
Fora de mandatos desde 2022, o ex-senador bolsonarista Roberto Rocha (sem partido) está buscando uma “janela de oportunidade” para tentar retornar ao Congresso Nacional. Ele pensou em disputar o governo maranhense, depois, o Senado, mas não definiu nada de concreto. Sua esperança seria Jair Bolsonaro se livrar de ser preso na Papuda, reconquistar a elegibilidade e disputar o Palácio do Planalto em 2026, ajudando-o no Maranhão. Por sua vez, Rocha está “tiririca” por não aparecer nas pesquisas eleitorais e não sabe o motivo da exclusão.

Socialista por enquanto
A exemplo dos demais deputados federais e estaduais do PSB maranhense, Duarte Júnior ainda não definiu o seu futuro partidário depois que o partido saiu das mãos de Carlos Brandão e caiu no colo da senadora Ana Paula Lobato. Como a “janela” de mudança partidária só acontece entre março e abril de 2026 para mandatos proporcionais, Duarte vai ficando onde está. Virou até vice-presidente da barulhenta CPI do INSS, que já começou escalando a fila de depoimentos, com a oposição fazendo muita confusão em Brasília.

Cartas na manga
Até prova em contrário, o governador Carlos Brandão ficará no Palácio dos Leões até o fim do mandato, na expectativa de passar a faixa ao sobrinho Orleans Brandão em 01/01/2027. Por enquanto, o projeto de sucessão está andando a todo vapor, mas ele sabe que a dinâmica da política é tão surpreendente quanto uma tempestade de verão. Portanto, Brandão tem outras cartas na manga para usar até abril do próximo ano, prazo da desincompatibilização. Porém, ele prefere seguir em frente e fazer o que nenhum governador já fez na história do MA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *